Foram mais de 700 as distinções atribuídas na última Gala dos Campeões, que decorreu na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory, no passado dia 12 de outubro. O evento, onde este ano foram galardoados mais de 350 campeões referentes a cada uma das duas últimas épocas desportivas (2016/2017 e 2017/2018), contou, este ano, com uma nova categoria introduzida pelo atual executivo camarário designada “Sanjoanenses de Mérito”. Com este prémio a câmara municipal de S. João da Madeira pretende reconhecer os resultados de grande relevância desportiva alcançados por sanjoanenses ao serviço de clubes de fora da cidade ou de seleções nacionais.

Para Jorge Sequeira, esta gala, onde foram distinguidos os campeões de mais de 20 modalidades diferentes em representação de mais de uma dezena de coletividades, “é uma boa tradição iniciada por outro executivo camarário e que o atual decidiu continuar”.

“S. João da Madeira é uma cidade amiga do desporto e em 2017 recebeu esse galardão”, recordou o presidente da autarquia sanjoanense, sublinhando o “sacrifício, disciplina, rigor, entrega e procura de um convívio salutar e saudável entre todos” como valores pelos quais a cidade se rege.

Jorge Sequeira voltou a relembrar o programa “Respeite o seu Filho”, lançado recentemente pela autarquia e que visa, especificamente, promover a ética no desporto. Trata-se de uma iniciativa que “apela aos utentes dos recintos desportivos para que tenham um comportamento adequado e que respeitem os atletas” e que é dirigido, sobretudo, “aos pais que se exaltam e que perturbam o comportamento dos filhos em campo”. “Devemos estabelecer um objetivo: evitar que nos jogos de crianças jamais seja necessário policiamento”, esclareceu o presidente, que quer ver o município contribuir para melhorar esse aspeto.

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, esteve presente na cerimónia e destacou “o trabalho de grande valor que o município de S. João da Madeira está a desenvolver” com a implementação deste projeto inovador lançado pela autarquia sanjoanense. “Farei o que puder para divulgar esta prática para a levar a todos os municípios do país para que seja replicada”, sublinhou, reconhecendo a importância de todos os agentes desportivos que “muitas vezes trabalham de forma generosa” em prol do desporto. “Os atletas são a razão para estarmos aqui”, frisou João Paulo Rebelo, esclarecendo que este reconhecimento atribuído pela câmara municipal de S. João da Madeira “contribui para o espírito de ambição e de superação”. “Quando distinguimos o mérito estamos, não só a entusiasmar quem é reconhecido, mas também a estimular outros, que vão sentir-se impelidos para que no próximo ano possam, também eles, subir a este palco para serem reconhecidos perante a comunidade”, explicou o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, destacando também a importância dos diversos familiares “que muitas vezes se sacrificam para que os mais jovens possam desenvolver a prática desportiva”.

Numa iniciativa que visa distinguir os campeões nacionais, distritais e até internacionais, um dos momentos altos da gala foi a homenagem como “Campeão de Sempre” atribuída a Alberto Batista. Depois de José Almeida, João Araújo e António Sousa, este ano o galardão foi atribuído ao treinador dos Serviços Sociais, falecido no início deste ano, com a distinção a ser entregue à família pelo Presidente da autarquia, Jorge Sequeira, pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e pelo ex-atleta e campeão olímpico, Carlos Lopes.

Destaque também para a celebração de um protocolo entre a câmara municipal de S. João da Madeira e o Instituto do Desporto e da Juventude (IPDJ) que assinala a adesão do município sanjoanense ao Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED).

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui