Núcleo de Arte comemora aniversário com exposição de artistas portugueses

O Núcleo de Arte da Oliva (NAO), em S. João da Madeira, comemora o seu quinto aniversário com a inauguração de uma exposição de artistas portugueses criada a partir da Coleção Norlinda e José Lima, uma das maiores coleções de arte particulares de Portugal.

Depois do primeiro momentode “Intersticial: Diálogos no espaço entre acontecimentos I”, que esteve patente ao público no NAO entre 24 de maio e 7 de outubro deste ano, o segundo é inaugurado amanhã, pelas 22h00. Mas já hoje, dia 18, pelas 17h00, é feita uma apresentação da mostra à imprensa, com a presença do curador Miguel von Hafe Pérez, responsável pela área das Artes Plásticas, Arquitetura e Cidade do Porto 2001, Capital Europeia da Cultura.

Algumas das obras nunca foram expostas

“Intersticial: Diálogos no espaço entre acontecimentos II” atravessa a história da arte portuguesa dos últimos 50 anos com uma seleção de peças artísticas da Coleção Norlinda e José Lima. É, segundo nota de imprensa enviada ao labor, “uma oportunidade para ver e conhecer obras que fazem a história da arte portuguesa contemporânea, sendo várias delas paradigmáticas no percurso dos artistas”, como acontece com as composições António Palolo, Helena Almeida, Fernando Calhau, Joaquim Rodrigo que podemos encontrar em diálogo com obras de artistas mais novos como João Maria Gusmão e Pedro Paiva, André Cepeda, Mauro Cerqueira, entre muitos outros. Apesar da sua importância, algumas das obras em exposição nunca foram expostas até à data, sendo por isso desconhecidas da grande maioria do público.

Numa altura em que os artistas portugueses se movem e batem pela criação de uma coleção representativa da arte contemporânea portuguesa, esta mostra revela, assim, a importância que o colecionismo privado pode ter na formação de património da criação artística nacional, conforme acrescenta o comunicado.

Em “Intersticial: Diálogos no espaço entre acontecimentos II” são apresentados trabalhos de Ana Cardoso, André Cepeda, António Olaio, António Palolo, Arlindo Silva, Carla Cruz, Daniel Barroca, Diogo Pimentão, Fernando Calhau, Francisco Queirós, Helena Almeida, João Marçal, João Maria Gusmão + Pedro Paiva, João Onofre, João Pedro Vale, João Queiroz, João Tabarra, Joaquim Rodrigo, Jorge Queiroz, José Loureiro, Mafalda Santos, Mauro Cerqueira, Michael Biberstein, Miguel Palma, Noé Sendas, Pedro Cabrita Reis, Pedro Tudela. Os interessados podem apreciá-los já a partir desta sexta-feira e até 17 de fevereiro de 2019.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui