Os segundo e terceiro premiados foram Diego Mallo e Rosaura Rombo

A exposição dos 25 ilustradores finalistas apresentou 50 trabalhos relativos ao “trabalho” que foi o tema da 11.ª edição do Encontro Internacional de Ilustração organizado pela Junta de Freguesia de S. João da Madeira.

Os vencedores desta e de outras exposições foram conhecidos na sessão de encerramento realizada sexta-feira passada, dia 10 de novembro, na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory.

O primeiro prémio foi atribuído a Cláudia Salgueiro, o segundo a Diego Mallo e o terceiro a Rosaura Rombo.

Recordamos que o primeiro premiado, “Prémio Armando Silva”, recebeu um Macbook Pro 13 e Mesa Gráfica Wacom Intuos Basic. Além disso, este ilustrador vai ser convidado do 12.º Encontro Internacional de Ilustração, onde terá a oportunidade de ter uma exposição individual com os seus trabalhos, orientar um workshop e participar gratuitamente em todos os workshops de ilustradores convidados com oferta de estadia, deslocações e alimentação durante toda a semana. O segundo premiado recebeu uma caixa de material Viarco, Stylus Bamboo Tip e a participação gratuita em dois workshops de ilustradores convidados para o 12.º Encontro Internacional de Ilustração. O terceiro premiado recebeu material Viarco, Stylus Bamboo Tip, e a participação gratuita num workshop de um ilustrador convidado para o 12.º Encontro Internacional de Ilustração.

Entre os 25 ilustradores finalistas estiveram 11 ilustradores portugueses, oito espanhóis, dois argentinos e brasileiros, e um ucraniano e um italiano. Os finalistas foram escolhidos por um júri constituído por Armando Silva, arquiteto, Francisco Vaz Silva, designer, editor e fundador da livraria Gigões e Anantes, Gonçalo Viana, arquiteto e ilustrador, José Lima, empresário e colecionador de arte contemporânea, e Luís Mendonça, professor, editor e ilustrador.

A importância de “ter estas oportunidades para mostrar o que é a ilustração a toda a gente”

Poucos momentos depois de ter recebido o prémio, estivemos à conversa com Cláudia Salgueiro que participou pela primeira vez neste encontro que já “tem algum nome” principalmente junto da comunidade artística. “Acho que para qualquer um de nós é importante ver o reconhecimento do nosso trabalho e num país onde nem sempre há muitas oportunidades, estar aqui, sobretudo estar com estes nossos colegas, outros ilustradores, conhecer-nos cara a cara, é uma experiência muito boa”, reagiu a vencedora do 11.º Encontro Internacional de Ilustração.

A ideia de criação das suas ilustrações sobre o “trabalho” surgiu “com dois mundos diferentes: o mundo da indústria e o mundo da natureza, o trabalho que fazemos num e o trabalho que precisamos de entregar ao outro”, explicou Cláudia Salgueiro, sublinhando, mais uma vez, a importância de “ter estas oportunidades para mostrar o que é a ilustração a toda a gente”.

A vencedora deste encontro, Cláudia Salgueiro, já trabalhou como designer, agora trabalha como freelancer e “desde há uns anos” tem estabelecido “uma relação mais próxima com o desenho e tenho me aproximado cada vez mais da ilustração”, revelou a própria à comunicação social.

 

O “tempo” é o tema da próxima edição

Entre os vencedores das exposições com trabalhos das escolas sanjoanenses, foram eleitos cinco premiados. A saber, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Escola Básica do Parque, Sala 3, no primeiro escalão; o Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, EB1 Casaldelo, 2.ºA, no segundo escalão; o Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, Escola Secundária Oliveira Júnior, 6.ºA, no terceiro escalão; a Escola Secundária Dr. Serafim Leite, 9.ºB, no quatro escalão; e Escola Secundária Dr. Serafim Leite, Grupo 2 do 12.º B, no quinto escalão.

A novidade desta edição foi o lançamento do livro “Colorir S. João da Madeira” do arquiteto e ilustrador João Lopes que contém várias ilustrações de diferentes locais da cidade. Este livro foi “um sucesso” com uma adesão “francamente positiva”, afirmou o gabinete de comunicação da junta de freguesia.

A 12.ª edição do Encontro Internacional de Ilustração terá como tema o “tempo”, adiantou a mesma fonte ao labor.

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui