“Passar fome” prolonga a vida

0
150
DR

Sobrinho Simões partilhou segredo da longevidade com um auditório dos Paços da Cultura “a rebentar pelas costuras”

Manuel Sobrinho Simões veio a S. João da Madeira (SJM), no passado sábado à tarde, dar uma conferência para um auditório dos Paços da Cultura literalmente cheio. Aquele que em 2015 foi considerado o patologista mais influente do mundo pela revista britânica The Patologist deixou rendido quem o ouviu durante cerca de uma hora e meia.

O médico com ligações familiares a Arouca acabaria por regressar ao Porto, onde vive, ainda a tempo de ver o jogo do Futebol Clube do Porto – de que é adepto tal como dois dos seus três filhos, conforme contou em exclusivo ao labor – contra o Sporting Clube de Braga. Na “bagagem”, para além de uma boa imagem das gentes de SJM, levou um chapéu e merchandising do 11.º Encontro Internacional de Ilustração, oferecidos pela câmara e pela junta de freguesia, respetivamente.

Esta última sessão do ano do ciclo “Pensar Futuro”, promovido pelo Município, teve também a participação do jornalista e presidente do conselho de administração da agência Lusa, Nicolau Santos, no papel de moderador.

Melhoria da espécie humana “vai muito para além da genética”

Para Sobrinho Simões, a melhoria da espécie humana “vai muito para além da genética”, passando, antes, pela “cultura, educação e exemplo”.

O cientista nascido no Porto defendeu em SJM que não devemos “mexer na espécie”, aceitando a manipulação genética apenas em casos de “problemas graves individuais, cada vez mais em fases precoces”.

Na ocasião, também partilhou com os presentes o segredo para “esticar os anos de vida”, que, em seu entender, “para além de algumas caraterísticas genéticas, é passar fome”.

Sobrinho Simões falou em defesa de “uma dieta equilibrada”, “o menos calórica e proteica” possível, para aumentar a longevidade, alertando ainda para que a obesidade continua a ser “a epidemia do século XXI”.

Recorde-se que esta primeira edição do ciclo “Pensar Futuro também trouxe à cidade outros oradores como o Padre Anselmo Borges, o sociólogo João Teixeira Lopes e a presidente do Conselho Português para os Refugiados, Teresa Tito Morais.

 

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui