Um em cada 10 recém-nascidos nasce antes do termo (antes das 37 semanas), sendo que desde 1999 já nasceram no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) mais de 1.100 bebés com idade inferior a 34 semanas necessitando de internamento na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN). A informação é avançada pelo CHEDV em comunicado enviado ao labor, onde também refere que comemorou, recentemente, do Dia Mundial da Prematuridade (17 de novembro).

Para assinalar a data, o Serviço de Neonatologia/Pediatria do CHEDV organizou, tal como em anos anteriores, um encontro com os pequenos heróis e suas famílias. Foi mais “um momento de reencontro da grande família em ponto pequeno”, apoiado pelo conselho de administração (CA) do centro hospitalar presidido por Miguel Paiva e pela diretora do Serviço de Neonatologia/Pediatria, Fátima Menezes, conforme menciona a nota informativa recebida pelo nosso jornal. 

Comemorações tiveram lugar em Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira

Este ano, as comemorações tiveram lugar em Oliveira de Azeméis e contaram com o apoio da câmara municipal oliveirense e do seu presidente Joaquim Jorge Ferreira, bem como do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro dirigido por Ilda Ferreira.

“Foi uma manhã lúdica, de sorrisos, orgulho e carinho” durante a qual estiveram presentes muitos prematuros, que passaram pela UCIN, uns mais pequenos, outros quase a terminar a escola. Famílias e profissionais de saúde juntaram-se à vereadora Inês Lamego, à vogal executiva do CA do CHEDV Rita Moutinho e à arquiteta e mentora da XXS Celina Abreu para celebrar mais um Dia Mundial da Prematuridade. Além disso, a cidade de Oliveira de Azeméis também se iluminou de roxo, cor mundialmente associada à prematuridade.

Nota ainda para o que se passou no CHEDV, em Santa Maria da Feira, onde foram distribuídas dezenas de laços roxos e a UCIN também celebrou o dia com os prematuros que ainda estão internados. Na ocasião, foram entregues pequenas lembranças e diários da XXS, além de ter havido um pequeno lanche em que participou a equipa da UCIN e Obstetrícia e que ainda contou com a visita do autarca feirense Emídio Sousa.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui