CERCI volta a organizar espetáculo que desmistifica a deficiência, valoriza a diferença e acolhe a diversidade

A 3.ª edição do espetáculo “A Cidade da Diversidade” apresenta o tema “Era Uma Vez” este domingo, dia 2 de dezembro, pelas 16h00, na Casa da Criatividade.

A Cooperativa para Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades (CERCI) volta a organizar este espetáculo que começou com o intuito de ser um marco na cidade, onde o conceito da deficiência é desmistificado, promover a valorização da deficiência e acolher a diversidade.

“A Cidade da Diversidade apresenta Era Uma Vez” vai contar histórias que podem ser reais ou de pura fantasia. “Qualquer acontecimento do dia a dia pode-se tornar numa história, tentando sempre passar uma mensagem positiva” até porque “a maior parte delas está ligada à temática da deficiência”, deu a conhecer Sandra Oliveira, psicóloga da CERCI e um dos elementos da organização do espetáculo, durante um dos ensaios, ao labor.

A CERCI volta a ser a protagonista deste seu espetáculo e a estar acompanhada de atores diferentes. Nesta terceira edição, os convidados são os cantores Maria Ferraz e Samuel Ribeiro, o Lar de S. Miguel da Santa Casa da Misericórdia, o Centro de Educação Integral, os Agrupamentos de Escolas Oliveira Júnior e Dr. Serafim Leite, o projeto Total Gym que junta ginastas do Clube A4 com utentes da CERCI e a Associação de Solidariedade Social de Professores.

A poucos dias de mais um espetáculo que está quase com lotação esgotada, a psicóloga da CERCI acredita que este já é considerado um marco da cidade. Contudo, nem sempre foi assim. “Muito sinceramente, no primeiro ano em que o espetáculo foi feito não estávamos à espera de tanto sucesso, emocionou muita gente por conseguirmos abordar a temática da deficiência e demonstrar que eles (utentes) em palco conseguem fazer tanto ou mais do que qualquer outra pessoa”, confessou Sandra Oliveira ao labor.

Bilhetes custam cinco euros

Os bilhetes têm o custo de cinco euros e podem ser comprados na bilheteira online, na Casa da Criatividade, nos Paços da Cultura e na Torre da Oliva.

O sucesso deste espetáculo que tem tido sempre lotação esgotada leva a que CERCI já tenha requisitado a Casa da Criatividade para 2019.

“A Cidade da Diversidade apresenta …” realiza-se sempre que possível no dia 3 de dezembro, Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, ou nos dias próximos.

Formandos oferecem lanche aos participantes

Os formandos do curso de hotelaria da CERCI oferecem todos os anos um lanche aos participantes neste espetáculo. No caso da edição deste ano, a CERCI teve de recusar um serviço de catering solicitado pela câmara municipal devido à proximidade com a data do espetáculo que leva a que tenha de ser feito um lanche para os cerca de 200 participantes.

Vídeo pode ser comprado na CERCI

A CERCI vai oferecer o vídeo do espetáculo aos convidados do espetáculo deste ano. Os vídeos destes espetáculos têm sido feitos todos os anos e o deste ano pode ser comprado. Para tal, os interessados devem contactar a CERCI, informou Sandra Oliveira depois de ter sido confrontada com esta questão pelo labor.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui