Apresenta história da empresa sanjoanense e árvore de Natal de 40 metros de Diogo Pimentão

A Santa Casa da Misericórdia do Porto convida todos os anos uma empresa a criar uma exposição nesta altura do ano em que deve conciliar a história da indústria com o Natal.

A empresa convidada foi a Viarco que é nada mais nada menos do que uma empresa sanjoanense, com 80 anos de história e a única produtora de lápis em Portugal. Como história é o que não falta à Viarco, a empresa convidou Diogo Pimentão para tratar, digamos assim, da parte natalícia. O artista plástico criou uma árvore de 40 metros de papel com grafite, denominada “Tree-Shade (Spiral)” que contou com o apoio de materiais da empresa sanjoanense.

A exposição “Viarco um desenho de Natal” mais a árvore de Natal do Museu da Misericórdia do Porto foi inaugurada no dia 7 de dezembro, pelas 18h30, na Galeria dos Benfeitores deste museu, podendo ser visitada até ao dia 6 de janeiro de 2019.

O principal objetivo desta exposição é dar a conhecer “aquilo que é a realidade da fábrica que é construída com muitos objetos e máquinas antigas” e, ao mesmo tempo, com “muita criatividade”, explicou José Vieira, administrador da Viarco, ao labor.

Além dos objetos e da maquinaria da fábrica, a exposição apresenta a relação criativa com os artistas através da apresentação de trabalhos feitos com materiais Viarco.

A empresa sanjoanense é conhecida pela ligação que tem com os artistas e a prova disso está nas “circunstâncias em que os artistas se apropriam da fábrica e nós aproveitamos o conhecimento partilhado connosco para construir ferramentas que influenciam o trabalho deles”, revelou José Vieira ao labor.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui