Centro de Fisioterapia tratou 254 pessoas em 2018

0
16
DR

O presidente da câmara, Jorge Sequeira, visitou as novas instalações do Centro de Fisioterapia e da Junta de Freguesia de S. João da Madeira.

Devido a problemas com infiltrações de água o Centro de Fisioterapia teve de mudar-se para uma das salas do Centro Coordenador de Transportes, o que permitiu dar “uma boa utilização ao espaço e resposta à necessidade de novas instalações”, disse Jorge Sequeira. A presidente da junta, Helena Couto, relembrou que tinha “problemas com as infiltrações” desde o seu primeiro mandato em 2013 e que tentaram “resolver quando tomámos posse”. A solução para este problema viria a ser encontrada no primeiro ano do mandato seguinte, em 2017, e “acho que é uma alternativa espetacular”, considerou Helena Couto. 

O Centro de Fisioterapia funciona com dois fisioterapeutas, tem quatro espaços para tratamentos e equipamento para atletas e para recuperação pós-cirúrgica. Desde de que está a funcionar nas novas instalações, para onde se mudou a 24 de outubro, este equipamento já recebeu 45 e tratou 254 pessoas ao longo de 2018. Entre os atletas, a maior parte pertence à Associação Desportiva Sanjoanense que se mantém à frente da gestão do Centro de Fisioterapia, mas também tem recebido atletas da APROJ, do Clube A4 e dos Kágados.

O Centro de Fisioterapia funciona de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 20h00, sendo que as primeiras duas horas, das 14h00 às 16h00, são exclusivas para os munícipes e o restante tempo é dedicado aos atletas. Os tratamentos de jovens atletas e estudantes até aos 18 anos têm um custo de três euros e de atletas e estudantes com mais de 18 anos têm um custo de cinco euros. Os tratamentos para os pensionistas com cartão sénior A terão o custo de quatro euros e para os pensionistas com cartão sénior B não terão custos. Já os pensionistas sem cartão pagarão oito euros e os cidadãos em geral pagarão 15 euros.

“Preserva todas as suas funções exercidas até agora e criou novas que conferem vida, atividade e dinamismo a este espaço”

A Junta de Freguesia de S. João da Madeira mudou-se também em outubro para os Paços da Cultura. As primeiras mudanças aconteceram no espaço onde funcionava a receção com o espaço internet que continua a funcionar, com a secretaria da junta de freguesia mesmo ali ao lado e o espaço de estar no lado oposto. A galeria continua a funcionar no andar superior, mas com a diferença das salas que ali existem passarem a estar ocupadas com o gabinete de Helena Couto e de outra sala de apoio à junta de freguesia que antes era “um espaço com material obsoleto”, mencionou Jorge Sequeira, durante esta “visita de acompanhamento da execução dos diversos protocolos que a câmara assinou com a junta”. Neste mesmo andar, existe um arquivo municipal. O último andar dos Paços da Cultura tem a já existente sala da memória com documentos históricos de S. João da Madeira e a nova sala de reuniões da junta de freguesia. O auditório dos Paços da Cultura continua a funcionar normalmente e sempre que é possível é utilizado pela junta, tal como aconteceu na última assembleia de freguesia a 11 de dezembro. Uma das principais mudanças é a existência de tanta luz natural. “Nunca tivemos luz e agora temos luz natural”, indicou Helena Couto.

Estas duas visitas serviram ainda para assinalar “um primeiro ano de mandato com mudanças, sobretudo na relação com a junta”, afirmou o presidente da câmara, indicando estas duas mudanças de instalações. 

A instalação da junta de freguesia nos Paços da Cultura “preserva todas as suas funções exercidas até agora e criou novas que conferem vida, atividade e dinamismo a este espaço”, considerou Jorge Sequeira, concluindo que “o balanço desta operação é muito satisfatório e se problemas surgirem aqui estaremos para os resolver”. O Município ainda não decidiu o aproveitamento que vai ser dado às antigas instalações da junta de freguesia no Fórum Municipal, confirmou Jorge Sequeira, revelando que “estamos a estudar o que pode ser feito com esse espaço” quando questionado pelo labor.

A junta de freguesia funciona de segunda a sexta-feira das 9h00 às 17h00, exceto à terça-feira que funciona das 9h00 às 19h30. 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui