Breves da Assembleia Municipal

0
25

Passeios O estado dos passeios na “Avenida de Casaldelo e na Rua Vale do Vouga, sobretudo junto à atual Molaflex”, foi “chamado à atenção” por Jorge Cortez. O deputado da CDU avisou o executivo sobre o estado do “muro de suporte de terras na Rua Francisco Xavier que vem dar à Avenida Dr. Renato Araújo e que em dia de muita chuva pode cair”. Tanto uma como outra questão vão ser “analisadas”, disse o presidente da câmara Jorge Sequeira.

Ponte A ponte existente “junto à fonte André, onde era a fábrica dos pirolitos, que une a Devesa Velha a Samil, uma ponte intermunicipal, convinha ser inspecionada”, indicou Jorge Cortez, deputado da CDU, demonstrando não estar seguro de que a mesma tenha sido feita “com os cuidados que a engenharia exige”.

A dita ponte já foi alvo de conversações entras as câmaras de S. João da Madeira e de Oliveira de Azeméis, revelou Jorge Sequeira. De acordo com o presidente da câmara sanjoanense, a “câmara de Oliveira de Azeméis está interessada em ampliar essa ponte”.

Toponímia As “carências” de toponímia em S. João da Madeira levaram à criação de uma comissão que recolheu propostas das forças políticas e de instituições locais, recordou Jorge Cortez, deputado da CDU, acrescentando que só a força política que representa apresentou quatro sugestões.

Num momento em que a Oliva está a ser alvo de diferentes intervenções, Jorge Cortez, em nome da CDU, decidiu relembrar “o sanjoanense António Oliveira da Oliva que consideramos ter sido o mais brilhante empresário de S. João da Madeira quiçá dos mais brilhantes do país e que no campo da toponímia está apagado”. No entender deste deputado, “é preciso dá-lo a conhecer”. “Vamos reativar a comissão e tenho conhecimento dos trabalhos desenvolvidos”, garantiu o presidente Jorge Sequeira, mas sem conseguir avançar com uma data concreta.

Lixo Tanto Paulo Barreira como Gonçalo Fernandes, deputados da coligação PSD/CDS-PP, mencionaram o facto de a recolha do lixo não ter sido feita no dia 25 de dezembro na cidade.

O presidente Jorge Sequeira disse, na assembleia municipal, que ia “tentar perceber o que se passou no dia 25”. Entretanto, o Município através dos serviços camarários, ligados ao ambiente, tiveram conhecimento que a SUMA recolheu o lixo no dia 24, por volta das 16h00, e no dia 26, à 01h00, em S. João da Madeira, confirmando, assim, a não recolha no dia 25 devido a um problema relacionado com a folga dos funcionários.

Poluição A poluição do Rio Antuã é uma questão colocada desde 1983/1984 por Jorge Cortez, tal como fez questão de mencionar o próprio. No entender do deputado da CDU, “a câmara tem a obrigação de monitorizar, pelo menos, a entrada e a saída do mesmo na cidade e de informar a população sobre os resultados”. Além disso, “a câmara tem obrigação de monitorizar a qualidade do ar” na Avenida Dr. Renato Araújo, na Rua João de Deus e na Avenida da Liberdade por que têm uma “intensidade automóvel bastante acentuada”. O presidente Jorge Sequeira tomou nota das duas questões que envolvem poluição.

Obra O livro “Unhas Negras” do sanjoanense João da Silva Correia continua a não estar disponível para compra. O que é “uma pena”, porque é “do melhor que temos na terra e penso que os direitos estão entregues à câmara”, disse Jorge Cortez, deputado da CDU, que já tinha mencionado este assunto numa outra assembleia.

O Município está “a tratar dessa matéria no sentido de fazer uma reedição” e “a tentar encontrar pessoa que faça um prefácio e um olhar sobre a obra”, informou o presidente Jorge Sequeira, relembrando que o executivo que lidera decidiu relançar o Prémio Literário João da Silva Correia e alargar as candidaturas a poetas de todo o país. “Achamos que valoriza o João da Silva Correia e leva o prémio outros territórios”, considerou Jorge Sequeira.

Pesar O voto de pesar pelo falecimento de Fernando Bastos Coutinho, antigo elemento da assembleia municipal que ocupou vários cargos políticos e associativos, foi aprovado unanimemente pela assembleia municipal, tendo sido feito um minuto de silêncio em sua memória com as devidas condolências à sua família.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui