Breves da reunião de câmara

0
63

Vespas asiáticas A câmara sabe da existência de ninhos de vespas asiáticas na cidade de S. João da Madeira, trazida a público pelo munícipe Manuel Pinho na reunião de 8 de janeiro.

Trata-se – segundo Jorge Sequeira – de uma “situação” que está a ser acompanhada pela Proteção Civil Municipal, tendo já sido contratado um apicultor que, à noite e com a colaboração dos bombeiros, procede à destruição dos ditos ninhos. Ainda a propósito, o autarca pediu à população que “nos transmita a localização dos ninhos para que haja uma intervenção adequada”.

 Presépio Os recentes atos de vandalismo de que foi alvo o presépio da Paróquia de S. João da Madeira, montado no Largo do Souto, foram repudiados nesta última reunião de câmara. Tanto o munícipe Manuel Pinho como o edil Jorge Sequeira mostraram descontentamento face ao sucedido.

 Lixo Paulo Cavaleiro, da coligação PSD/CDS-PP, voltou a pedir “informação detalhada e rigorosa” sobre os serviços da SUMA. De acordo com o vereador da oposição, a antiga empresa (Recolte) “assegurava a recolha de lixo todos os dias do ano”, o que não aconteceu recentemente, “com a SUMA, na véspera do dia de Natal”.

Ainda segundo Paulo Cavaleiro, são “muitas as críticas” à qualidade do serviço prestado pela SUMA, devendo, por isso, “a câmara acompanhar mais de perto [a atuação da empresa], melhorar a fiscalização”.

Relativamente ao que aconteceu, Jorge Sequeira disse ter sido “uma falha da empresa, que vamos averiguar”. Quanto à “informação detalhada e rigorosa”, o líder da autarquia pediu a Paulo Cavaleiro para ser mais concreto, escalpelizando o que, de facto, pretende, uma vez que “já foi fornecida diversa informação solicitada”.

O autarca acrescentou ainda que se os cidadãos não estiverem satisfeitos devem mostrar a sua insatisfação junto do Município. Só assim “os serviços camarários poderão intervir junto da SUMA”. “Não estamos aqui para defender nem a SUMA nem a Recolte, mas, sim, a boa prestação de serviços”, deixou claro.

Natação Depois dos “vários sucessos desportivos recentes” da atleta de natação Ana Rodrigues, Paulo Cavaleiro achou por bem relembrar que “ficaram de estudar o assunto, mas até agora nada”. O vereador da oposição referia-se às condições de treino. Estas, na sua opinião, se fossem como eram antigamente os resultados de Ana Rodrigues e de outros desportistas “poderiam ser melhores”.

Jorge Sequeira garantiu que “o assunto não está esquecido”. Aliás, o autarca informou que “ainda ontem falei com a vereadora Rosário Gestosa, que se vai encarregar desta matéria”.

 Hotel A construção de um novo hotel na cidade é, no entender de Paulo Cavaleiro, “positivo”. Até porque “melhora a nossa oferta a vários níveis”, justificou o membro da coligação PSD/CDS-PP, lembrando de seguida que “o presidente disse na campanha que não ia deixar construir esse hotel”. “Dizíamos uma coisa antes e agora fazemos o contrário”, criticou o vereador da oposição, dizendo-se “tranquilo” quanto a esta matéria.

Jorge Sequeira assegurou que “não disse a ninguém que o hotel não ia ser construído, muito menos a várias pessoas”. “A informação é falsa”, sublinhou o autarca sanjoanense.

 Pista Paulo Cavaleiro (PSD/CDS-PP) chamou a atenção para que a pista de cross Alberto Batista, que ainda não foi inaugurada, deve ter um “tratamento em termos de retenção de terras”. Situação que Jorge Sequeira garantiu que está a ser acompanhada pela autarquia.

O autarca admitiu haver “algumas zonas de talude que estão com brechas por virtude da chuva”, estando agora a câmara “a avaliar se o caderno de encargos foi cumprido ou não”. “Vamos encontrar uma solução definitiva para esse problema”, acrescentou o edil.

Ainda a propósito, o vereador da oposição “voltou à carga”: “A câmara tem de fazer isto mais depressa, tem de reagir a tempo de evitar danos maiores”.

Espadanal A câmara aprovou, por unanimidade, a atribuição de um subsídio no valor de 2.500 euros à EB1/JI do Espadanal, solicitado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação. Este apoio financeiro, complementar à verba de 5.000 euros ganha no âmbito do Orçamento Participativo Municipal – Escolas, “permitirá, em complemento” com o prestado “pela direção do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, a construção de um espaço polidesportivo de maiores dimensões e de maior qualidade, através da colocação de relva artificial no espaço exterior da escola”.

Cedência Também em sede de executivo municipal, na passada terça-feira,foiunanimementeaprovadaa cedência gratuita da Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory à Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira. Esta solicitação da instituição sanjoanense prende-se com a realização do 15.º Encontro de Universidades Seniores no próximo dia 18 de maio na cidade, evento que normalmente reúne “cerca de 600 pessoas” oriundas de todo o país.

Acordo Foi também aprovado por unanimidade, na reunião de câmara de 8 de janeiro, o acordo de cooperação do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar relativo ao ano letivo 2018/2019, celebrado entre a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Instituto da Segurança Social e a autarquia sanjoanense.

Trata-se de um programa implementado nos jardins de infância do concelho, pelo Município, em 1998 e que “tem vindo de ano para ano a alargar e a colmatar as necessidades sentidas pelas famílias”.

Este ano letivo, estão abrangidas por este programa 480 crianças dos três aos seis anos de idade e 21 salas. O apoio passa pelo” pagamento na íntegra de 14 assistentes operacionais, 31 euros por refeição e cerca de 30 euros para financiar atividades de formação”, conforme explicou o edil Jorge Sequeira.

Doações A câmara de S. João da Madeira aprovou, igualmente por unanimidade, a aceitação da doação de um par de chinelos de cobertor de papa – lobeiro e de um par de chinelos de cobertor de papa – pastor por parte do presidente do Município da Guarda, Álvaro dos Santos Amaro. Ambos os pares foram produzidos em 2018 no Museu da Tecelagem dos Meios.

O autarca Jorge Sequeira não quis deixar de fazer “um profundo agradecimento” ao doador.

 

 

 

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui