Os vencedores do Concurso de Enfeite de Rotundas de Natal 2018 foram revelados no dia 16 de janeiro, pelas 18h30, no salão nobre da Câmara Municipal de S. João da Madeira, tendo estado presentes representantes das instituições concorrentes.

A edição do concurso deste ano contou com dois fatores diferentes. O primeiro, a criação de um tema comum a todos os participantes que neste caso foi a árvore de Natal como elemento principal de cada rotunda. O segundo, a existência de um curador, neste caso uma curadora, a arquiteta sanjoanense Marta Pinho, que teve como funções a coordenação dos trabalhos e garantir a coerência estética e temática de cada uma das rotundas.

A soma da votação do júri com base nos critérios de criatividade e inovação, utilização de materiais recicláveis, enquadramento com o elemento obrigatório (a árvore de Natal) e o impacto visual com a votação online resultou na eleição dos vencedores.

Entre os 32 participantes estiveram 11 associações e 21 estabelecimentos de ensino. Os vencedores na categoria “escolas” foram a EB1 do Espadanal com 105 pontos, seguida da EB1 de Carquejido com 100 pontos e do Centro Infantil (IOS) com 92 pontos.

O primeiro classificado vai receber um prémio até 600 euros, o segundo 300 e o terceiro 200.

Já os vencedores na categoria “associações” foram a Iron Legs Academy, a ADS-Patinagem Artística, o Espaço Vida – Grupo Tricot do Orreiro, o Centro Humanitário de S. João da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa e “Os Kágados” com 84, 82, 79, 77 e 75 pontos, respetivamente. Estas cinco associações foram as mais votadas tiveram direito a um prémio de 150 euros.

Os restantes participantes, associações e escolas, foram a ADS – Secção de Hóquei em Patins, Associação de Promoção da Juventude (APROJ), Associação Motard 3700, a Cooperativa para Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades (CERCI), o Clube Motorizado do Troço, o SJM Sub, a Escola Secundária João da Silva Correia, a Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, a Escola Básica de 2.º e 3.º ciclo, a Escola Básica de 1.º ciclo (EB1) e Jardim de Infância (JI) do Parque, a EB1/JI Conde Dias Garcia, a EB1 de Casaldelo, a EB1/JI das Fontainhas, a EB1/JI dos Ribeiros, a Associação de Pais da EB1 de Fundo de Vila, o JI de Fundo de Vila, a EB1/JI do Parrinho, o JI da Devesa Velha, o JI das Travessas, o Externato D. Dinis, a Creche Albino Dias Fontes Garcia, a Associação de Pais da Academia de Música, a Universidade Sénior e a Associação de Pais do Conservatório de Dança do Norte.

“O que importa é a participação, o esforço comunitário, a mensagem ligada ao ambiente”

O presidente da câmara saudou todos sem exceção depois de terem sido divulgados os vencedores do concurso de rotundas de 2018. Independentemente dos resultados, “o que importa é a participação, o esforço comunitário, a mensagem ligada ao ambiente e o mérito que deve ser dado a todos os projetos”, destacou Jorge Sequeira, garantindo a continuação desta iniciativa promovida pelo Município há vários anos.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui