Europeias foram tema de palestra na “Serafim Leite”

0
54
DR

Teve lugar, no passado dia 9 de janeiro, no Auditório do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL), uma palestra dinamizada e organizada pelo clube europeu “AESL e a Europa” e pela Biblioteca Escolar sobre o tema “O impacto das Eleições Europeias de 2019 na tua vida”. O público-alvo foram os alunos do 12.º ano de escolaridade, muitos deles já com 18 anos de idade, que exercerão, pela primeira vez, o seu direito de voto nas próximas Europeias de 26 de maio, conforme avança nota de imprensa enviada ao labor pelo Gabinete de Comunicação do AESL.

A sessão foi apresentada por Rui Manuel Monteiro, do Centro de Informação “Europe Direct Porto”, organismo oficial de informação europeia que a Câmara Municipal do Porto acolhe e dinamiza desde 2005.

Na ocasião, o orador, perante uma centena de alunos, fez uma breve alusão ao processo de construção europeia e ainda focou o funcionamento do Parlamento Europeu e mencionou os direitos e deveres enquanto cidadãos da União Europeia (UE). Aliás, segundo refere o comunicado, para ilustrar bem a importância da UE na vida dos cidadãos, foram identificados casos práticos de pessoas ou instituições da região que, fruto de apoios da UE, alavancaram investimentos que beneficiaram as populações e a região.  Nessa lógica, foi também sublinhada a importância da participação, em particular dos jovens, de forma informada e esclarecida, nas Eleições Europeias de 2019.

Já na parte final, Rui Manuel Monteiro esclareceu algumas dúvidas surgidas em relação à aplicação do muito comentado “Artº 13” da proposta de regulação dos direitos de autor dentro da União Europeia, sublinhando que se trata apenas de criar mecanismos para proteger o trabalho dos criadores de conteúdos e não de impedir que as pessoas publiquem os seus trabalhos na internet.

Esta iniciativa do clube “AESL e a Europa” vem na sequência de outras iniciativas promovidas pelo clube, em anos anteriores, como a Comemoração do Dia da Europa e a realização de uma mesa redonda anual sobre temas europeus. “Esta meritória atividade conduziu, nomeadamente, à atribuição do primeiro prémio do Concurso dos Clubes Europeus 2017/2018, pela Direção Geral de Educação”, informa ainda a nota informativa recebida pelo nosso jornal.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui