É já esta sexta-feira, pelas 22h00, que Luísa Amaro sobe ao palco da Casa da Criatividade, juntamente com a Tuna dos Voluntários de S. João da Madeira, para um espetáculo que promete ser memorável para ambas. Não fosse este uma espécie de “concerto dois em um”, com o público a assistir à apresentação de “Mar Magalhães” – o novo trabalho daquela é a primeira mulher guitarrista profissional de guitarra portuguesa, em que “a viagem é o sentido da vida e a guitarra portuguesa a sua companhia” -, e, ao mesmo tempo, a associar-se às comemorações do 40.º aniversário da tuna sanjoanense.

O preço dos bilhetes varia entre os cinco e os oito euros, havendo descontos para os portadores do Cartão Amigo da Casa. Podem ser adquiridos na Bilheteira Online (http://cmsjm.bol.pt/), Paços da Cultura e Torre da Oliva.

 Público vai poder assistir a “um concerto com emoção e sentimento”

DR

Esta “parceria”, digamos assim, surgiu porque Ermelinda Santos, mais conhecida no mundo artístico por Minda Araújo, tem “uma amizade” de “há muitos anos” com Luísa Amaro.

Em declarações exclusivas ao labor, a presidente da direção da Tuna dos Voluntários falou do quão “gratificante” é “para a associação pisar o palco com artistas desta dimensão”. “Acaba por ser um prémio que é dado aos tunantes por todos estes anos de voluntariado e dedicação”, mas também algo que, na sua opinião, dignifica a cidade e, igualmente, as associações locais.

Esta atuação vai ser, assim, mais um momento alto do programa comemorativo dos 40 anos da Tuna dos Voluntários, que já teve início com o 4.º Encontro  “Trupe de Reis” e que vai ter continuidade ao longo de 2019 com outros eventos, conforme adiantou a responsável diretiva ao nosso jornal, acrescentando que “o concerto desta sexta-feira vai ser um concerto com emoção e sentimento”.

“Levantando um pouco o véu”, então, do que se vai passar amanhã à noite, Minda Araújo disse ao labor que “a primeira parte do espetáculo será assegurada pela Luísa Amaro”. “Ela própria vai ter o seu momento, com os seus próprios convidados, entre os quais o ex-ministro Bagão Félix”, referiu a dirigente, completando: “A dada altura, a Tuna dos Voluntários também vai fazer o seu registo, tocando algumas músicas, como, por exemplo, o ‘Tango da Tuna’ que tão bem carateriza estes 40 anos”. Já no final, Luísa Amaro e a Tuna dos Voluntários vão tocar “Verdes Anos”, tema de Carlos Paredes, avançou.

Neste momento, este “projeto de carolice e voluntariado”, como chamou à Tuna dos Voluntários a sua líder diretiva, conta com cerca de 50 elementos ativos, muitos dos quais jovens. É já “alguma [a sua] visibilidade a nível nacional”, o que muito orgulha Minda Araújo, que entrou para a agremiação musical em 1986, convidada pelo fundador Ramiro Salgado, e que termina este ano o seu segundo mandato como líder da direção.

Concerto dos The Black Mambadia 15

Para a semana, a Casa da Criatividade volta a abrir as portas na sexta-feira, dia 15, pelas 22h00, para receber The Black Mamba. Na “Cidade do Labor” este trio de grandes músicos dá a conhecer “The Mamba King”, o seu terceiro disco, lançado no final de 2018, que, dizem eles, tem a mesma “’vibe’ dos anteriores, sendo meio ‘old school’, ‘blues’ e ‘soul'”, mas estando revestido de uma roupagem mais atual.

Segue-se, a 21 de fevereiro, o espetáculo “Do princípio ao fim” (Teatro das Beiras), construído a partir da revisitação ao acervo dramatúrgico de Eduardo De Filippo, estruturando-se num guião que aborda os géneros comuns ao teatro musical e dramático de grande expressão popular nos teatros de bairro e cafés-teatro na Europa do pós-guerra.

Mas já hoje, dia 7, pelas 21h30, desta feita nos Paços da Cultura, há cinema português gratuito, com a exibição do filme “Ruth” no âmbito do Cine S. João. No último domingo do mês, às 17h00, sobe ao palco, também dos Paços, a Banda de Música de S. João da Madeira para um concerto integrado no projeto camarário “Somos Nós”.

Mais informações podem ser obtidas em www.casadacriatividade.com.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui