Fase municipal do Concurso Nacional de Leitura contou com a presença do escritor

Os alunos das escolas sanjoanenses mostraram os seus dotes para a leitura e interpretação de textos numa sessão que decorreu, no dia 11 de fevereiro, nos Paços da Cultura.

Esta foi a fase municipal da 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, tendo-se registado a participação de 22 estudantes, apurados no seio dos três agrupamentos de escolas de S. João da Madeira.

Para além de realizarem uma prova escrita digital, os alunos foram desafiados a subir ao palco dos Paços da Cultura e a dar voz a quatro livros, definidos de acordo com o nível de ensino: “Hugo e eu e as mangas de Marte” (1.º ciclo); “O cão que chovia” (2.º ciclo); “Ilha Teresa” (3º ciclo) e “Os Anagramas de Varsóvia” (Secundário).

Todas essas obras são da autoria de Richard Zimler, escritor e jornalista nascido nos Estados Unidos, mas radicado em Portugal, que esteve presente na sessão, integrando o júri, juntamente com Irene Guimarães, vereadora da Educação, e Isabel Pardal, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.

Interpretações emocionaram autor

A leitura expressiva e dramatização do excerto ou personagem daqueles livros deixou “muito bem impressionado” Richard Zimler, que, “em alguns momentos, se revelou até emocionado com as interpretações das crianças e jovens”, deu a conhecer a autarquia, em comunicado, onde assinalou também “o elevado nível geral das participações dos alunos, de entre os quais o júri selecionou 12 para representar o concelho de S. João da Madeira no seio da Área Metropolitana do Porto, no âmbito da fase regional do Concurso Nacional de Leitura”.

As classificações podem ser consultadas no blogue e página de Facebook da Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, serviço que coordenou esta sessão, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui