Seis representantes do Clube Académico Téssera marcaram presença em três grandes torneios de xadrez realizados em Lisboa, com destaque para o jovem sub12 Gustavo Ribeiro, que obteve o segundo lugar no Torneio Aberto para Seniores e Jovens do Museu Nacional do Azulejo. Numa prova em que o grande vencedor foi Carlos Marques, do Clube Académico de Torres Vedras, competiram ainda os xadrezistas da equipa sanjoanense Rodrigo Ribeiro (6.º em sub14), Francisco Ribeiro (14.º em sénior) e Margarida Ribeiro (45.ª em sub08).

Já Ricardo Dias foi o representante, durante uma semana, de S. João da Madeira no Portugal Open, que contou com a presença de 272 jogadores de 40 nacionalidades, entre eles 19 grandes mestres e 19 mestres internacionais. O jovem sub20 do Clube Académico Téssera teve o seu ponto alto na sexta jornada, ao vencer o mestre Fide Andreas Tryggestad, da Noruega, obtendo o 90.º lugar, melhorando o seu rating internacional em 11 pontos.

O grande vencedor do Portugal Open de Xadrez foi o grande mestre Eduardo Iturrizaga, da Venezuela, que terminou isolado, com 7,5 pontos, mais meio do que um grupo de oito jogadores. Nas contas do desempate, o pódio fechou com russos, com o grande mestre Alexander Motylev, na segunda posição, enquanto o compatriota e também grande mestre Nikita Petrov foi terceiro. O melhor português no torneio foi o grande mestre Luís Galego, que terminou na 26.ª posição, com 6,5 pontos.

Já no Open de Portugal de Xadrez Semi-Rápido, o vencedor foi o grande mestre Xu Xiangyu, da China que, entre 160 participantes de 26 países distintos, obteve sete pontos, os mesmos que o grande mestre russo Nikita Petrov, que foi terceiro classificado. Na terceira posição ficou o grande mestre Vitaly Bernadskiy, da Ukrânia, a meio ponto do vencedor. O melhor português foi o grande mestre António Fernandes, no 10.º lugar, com seis pontos.

Do Clube Académico Téssera, Ricardo Dias obteve o 29.º lugar, vencendo na última sessão o mestre Fide Kosma Pacan-Milej, da Polónia, enquanto Vítor Carvalho ocupou o 103.º lugar.

A nível nacional, a equipa de S. João da Madeira vai receber o Grupo de Xadrez do Porto III, encontro a contar para a segunda jornada do Nacional da 3.ª Divisão.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui