Desfile com mais de 1.700 foliões sai à rua este sábado, pelas 10h00

Está tudo a postos para mais um Carnaval das Escolas de S. João da Madeira e, ao que tudo indica, desta vez, até o S. Pedro vai dar uma ajudinha não estando prevista chuva para o próximo dia 23. O fim de semana será de sol, com algumas nuvens e temperaturas amenas, não havendo, pois, desculpas para os sanjoanenses não se juntarem à folia carnavalesca.

À semelhança do que tem acontecido em outros anos, a câmara municipal volta a assumir a organização do evento em articulação com a comunidade educativa, sendo que o assunto “veio à baila” na última reunião de câmara presidida por José Nuno Vieira, o presidente da autarquia em exercício enquanto Jorge Sequeira se encontrava em Lisboa a participar no ato de empossamento dos novos membros do Governo liderado por António Costa.

Instituto Confúcio também vai participar com performance especial

Nesta que é a 38.ª edição do Carnaval das Escolas, cujo mote é “Sem tema… Não temas!”, estão inscritos mais de 1.700 participantes: 1.662 alunos de diferentes níveis de ensino de estabelecimentos de ensino públicos e privados, desde o pré-escolar ao secundário, e da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira, e ainda cerca de 40 utentes do Lar de Idosos S. Manuel, da Santa Casa da Misericórdia (SCM). Mas o desfile também vai contar com uma colaboração especial do Instituto Confúcio, que, em parceria com a Universidade de Aveiro, é responsável pelo ensino do Mandarim em escolas sanjoanenses.

Essa entidade, segundo nota de imprensa enviada ao labor, vai animar o Carnaval das Escolas de 2019com a “Dança do Dragão”, uma arte tradicional chinesa em que fantoches gigantes desse ser mítico são movimentados por vários ginastas, numa performance acrobática e colorida, para apreciar ao longo de todo o percurso.

Primeiro “eco-evento” organizado pelo Município

Pela primeira vez, vão ser utilizados copos biodegradáveis, produzidos em cana de açúcar, para fornecimento de água aos participantes. Trata-se da concretização de uma das medidas de combate ao uso do plástico descartável nos eventos municipais, que a autarquia anunciou recentemente e da qual o nosso jornal já fez notícia, no âmbito de um pacote ambiental que começa a ser colocado em prática este ano.

Ainda no que diz respeito à distribuição de água aos diferentes grupos participantes, esta, de acordo com o comunicado camarário remetido à nossa redação, será feita também por elementos móveis em todo percurso, reforçando o fornecimento que é feito em dois locais fixos.

Corso termina na Praça Luís Ribeiro, onde vão ser colocadas bancadas

Outra novidade consiste na colocação de bancadas na Praça Luís Ribeiro, onde o corso volta a terminar, à semelhança do que aconteceu em 2018.

Os foliões começam a desfilar na Rua dos Bombeiros Voluntários e na Avenida da Misericórdia (junto ao Hospital de S. João da Madeira). Seguem, depois, pela Avenida Dr. Renato Araújo até ao cruzamento com a Rua 5 de Outubro, onde invertem a marcha até à Rua Dr. Maciel, subindo aí para a Praça Luís Ribeiro.

Participam nesta edição o Agrupamento de Escolas (AE) João da Silva Correia, Universidade Sénior, Colégio Infantil Santa Filomena (Creche Albino Dias Fontes Garcia), Creche Alberto Pacheco (SCM), Centro de Atividades de Tempos Livres “Artes e Traquinices” (SCM), Abrigo Infantil das Laranjeiras (SCM), Centro Infantil de S. João da Madeira (SCM), EB2,3 (Associação de Pais), Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior (Associação de Pais), AE Dr. Serafim Leite e Lar de Idosos S. Manuel (SCM).

Alterações de trânsito este sábado de manhã

Em comunicado remetido ao nosso jornal, a edilidade avisa que a realização do Carnaval das Escolas leva a alterações de trânsito nos arruamentos por onde passa o desfile e zona envolvente, no sábado, a partir das 9h00 e até cerca das 13h00, nomeadamente na Rua dos Bombeiros Voluntários (entre a Av. dos Chapeleiros e Av. da Misericórdia); Av. da Misericórdia (sentido Nascente-Poente, entre a Av. Dr. Renato Araújo e a Rua dos Bombeiros Voluntários); Av. Dr. Renato Araújo (entre a Av. da Misericórdia e a Rua 5 de Outubro); Praça do Mercado; Rua Infante Dom Henrique (entre a Rua de Fundo de Vila e a Rua do Vale do Vouga); Rua 5 de Outubro (troço entre Rua Infante Dom Henrique e a Rua Oliveira Júnior); Túnel da Estação; Rua Dr. Maciel; Rua Durbalino Laranjeira; Rua Oliveira Júnior (entre a Praça Luís Ribeiro e Rua 5 de Outubro); Rua de Santo António (entre a Rua 5 de outubro e Rua 11 de Outubro); Rua 11 de Outubro (entre Largo de Santo António e Rua Oliveira Júnior) e Rua Colégio Castilho.

Da mesma forma, “agradece a melhor compreensão de todos em relação a estas alterações provisórias de trânsito e convida os cidadãos em geral a assistirem ao evento e a aplaudirem o empenho e criatividade dos participantes neste que é um dos principais corsos escolares de Carnaval na região”.

Oposição sugere “aumento” de subsídio

À semelhança dos últimos anos, a câmara municipal vai atribuir seis euros a cada aluno para ajuda na elaboração dos fatos do Carnaval das Escolas de S. João da Madeira. Trata-se de uma comparticipação financeira que, desta vez, perfaz um total de 9.972 euros e que foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara da passada segunda-feira.

No âmbito da mesma proposta apresentada pela maioria socialista, foi ainda deliberada a atribuição de 10 entradas nas Piscinas Municipais Exteriores, válidas para o próximo verão, a cada aluno dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário “como forma de incentivo” à sua participação.

A propósito, Paulo Cavaleiro defendeu que, “neste momento, há condições” para o Município “avaliar um aumento do apoio [já] na próxima edição”. “Devíamos ponderar aumentar o subsídio”, reforçou a ideia o vereador da coligação PSD/CDS-PP.

Carnaval das Escolas em números

23 de fevereiro, às 10h00

– Mais de 1.700 foliões

11 Grupos participantes

– AE Dr. Serafim Leite com maior número de inscritos: 636

– Universidade Sénior com menor número de inscritos: 25

– Comparticipação camarária de euros por aluno

– Apoio financeiro no valor total de 9.972 euros

10 Entradas nas Piscinas Municipais Exteriores por aluno

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here