Desfile com mais de 1.700 foliões sai à rua este sábado, pelas 10h00
Está tudo a postos para mais um Carnaval das Escolas de S. João da Madeira e, ao que tudo indica, desta vez, até o S. Pedro vai dar uma ajudinha não estando prevista chuva para o próximo dia 23. O fim de semana será de sol, com algumas nuvens e temperaturas amenas, não havendo, pois, desculpas para os sanjoanenses não se juntarem à folia carnavalesca.
À semelhança do que tem acontecido em outros anos, a câmara municipal volta a assumir a organização do evento em articulação com a comunidade educativa, sendo que o assunto “veio à baila” na última reunião de câmara presidida por José Nuno Vieira, o presidente da autarquia em exercício enquanto Jorge Sequeira se encontrava em Lisboa a participar no ato de empossamento dos novos membros do Governo liderado por António Costa.
Instituto Confúcio também vai participar com performance especial
Nesta que é a 38.ª edição do Carnaval das Escolas, cujo mote é “Sem tema… Não temas!”, estão inscritos mais de 1.700 participantes: 1.662 alunos de diferentes níveis de ensino de estabelecimentos de ensino públicos e privados, desde o pré-escolar ao secundário, e da Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira, e ainda cerca de 40 utentes do Lar de Idosos S. Manuel, da Santa Casa da Misericórdia (SCM). Mas o desfile também vai contar com uma colaboração especial do Instituto Confúcio, que, em parceria com a Universidade de Aveiro, é responsável pelo ensino do Mandarim em escolas sanjoanenses.
Essa entidade, segundo nota de imprensa enviada ao labor, vai animar o Carnaval das Escolas de 2019com a “Dança do Dragão”, uma arte tradicional chinesa em que fantoches gigantes desse ser mítico são movimentados por vários ginastas, numa performance acrobática e colorida, para apreciar ao longo de todo o percurso.
Primeiro “eco-evento” organizado pelo Município
Pela primeira vez, vão ser utilizados copos biodegradáveis, produzidos em cana de açúcar, para fornecimento de água aos participantes. Trata-se da concretização de uma das medidas de combate ao uso do plástico descartável nos eventos municipais, que a autarquia anunciou recentemente e da qual o nosso jornal já fez notícia, no âmbito de um pacote ambiental que começa a ser colocado em prática este ano.
Ainda no que diz respeito à distribuição de água aos diferentes grupos participantes, esta, de acordo com o comunicado camarário remetido à nossa redação, será feita também por elementos móveis em todo percurso, reforçando o fornecimento que é feito em dois locais fixos.
Corso termina na Praça Luís Ribeiro, onde vão ser colocadas bancadas
Outra novidade consiste na colocação de bancadas na Praça Luís Ribeiro, onde o corso volta a terminar, à semelhança do que aconteceu em 2018.
Os foliões começam a desfilar na Rua dos Bombeiros Voluntários e na Avenida da Misericórdia (junto ao Hospital de S. João da Madeira). Seguem, depois, pela Avenida Dr. Renato Araújo até ao cruzamento com a Rua 5 de Outubro, onde invertem a marcha até à Rua Dr. Maciel, subindo aí para a Praça Luís Ribeiro.
Participam nesta edição o Agrupamento de Escolas (AE) João da Silva Correia, Universidade Sénior, Colégio Infantil Santa Filomena (Creche Albino Dias Fontes Garcia), Creche Alberto Pacheco (SCM), Centro de Atividades de Tempos Livres “Artes e Traquinices” (SCM), Abrigo Infantil das Laranjeiras (SCM), Centro Infantil de S. João da Madeira (SCM), EB2,3 (Associação de Pais), Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior (Associação de Pais), AE Dr. Serafim Leite e Lar de Idosos S. Manuel (SCM).
Alterações de trânsito este sábado de manhã
Em comunicado remetido ao nosso jornal, a edilidade avisa que a realização do Carnaval das Escolas leva a alterações de trânsito nos arruamentos por onde passa o desfile e zona envolvente, no sábado, a partir das 9h00 e até cerca das 13h00, nomeadamente na Rua dos Bombeiros Voluntários (entre a Av. dos Chapeleiros e Av. da Misericórdia); Av. da Misericórdia (sentido Nascente-Poente, entre a Av. Dr. Renato Araújo e a Rua dos Bombeiros Voluntários); Av. Dr. Renato Araújo (entre a Av. da Misericórdia e a Rua 5 de Outubro); Praça do Mercado; Rua Infante Dom Henrique (entre a Rua de Fundo de Vila e a Rua do Vale do Vouga); Rua 5 de Outubro (troço entre Rua Infante Dom Henrique e a Rua Oliveira Júnior); Túnel da Estação; Rua Dr. Maciel; Rua Durbalino Laranjeira; Rua Oliveira Júnior (entre a Praça Luís Ribeiro e Rua 5 de Outubro); Rua de Santo António (entre a Rua 5 de outubro e Rua 11 de Outubro); Rua 11 de Outubro (entre Largo de Santo António e Rua Oliveira Júnior) e Rua Colégio Castilho.
Da mesma forma, “agradece a melhor compreensão de todos em relação a estas alterações provisórias de trânsito e convida os cidadãos em geral a assistirem ao evento e a aplaudirem o empenho e criatividade dos participantes neste que é um dos principais corsos escolares de Carnaval na região”.
Oposição sugere “aumento” de subsídio
À semelhança dos últimos anos, a câmara municipal vai atribuir seis euros a cada aluno para ajuda na elaboração dos fatos do Carnaval das Escolas de S. João da Madeira. Trata-se de uma comparticipação financeira que, desta vez, perfaz um total de 9.972 euros e que foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara da passada segunda-feira.
No âmbito da mesma proposta apresentada pela maioria socialista, foi ainda deliberada a atribuição de 10 entradas nas Piscinas Municipais Exteriores, válidas para o próximo verão, a cada aluno dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário “como forma de incentivo” à sua participação.
A propósito, Paulo Cavaleiro defendeu que, “neste momento, há condições” para o Município “avaliar um aumento do apoio [já] na próxima edição”. “Devíamos ponderar aumentar o subsídio”, reforçou a ideia o vereador da coligação PSD/CDS-PP.
Carnaval das Escolas em números
–23 de fevereiro, às 10h00
– Mais de 1.700 foliões
–11 Grupos participantes
– AE Dr. Serafim Leite com maior número de inscritos: 636
– Universidade Sénior com menor número de inscritos: 25
– Comparticipação camarária de 6 euros por aluno
– Apoio financeiro no valor total de 9.972 euros
–10 Entradas nas Piscinas Municipais Exteriores por aluno