“Angola: Momentos Kodak” filmado em S. João da Madeira

0
472
Fernando Aguiar

Algumas das imagens do “Angola Momentos Kodak” (part II), do conhecido realizador Rui Goulart, foram recolhidas, esta quarta-feira, na cidade de S. João da Madeira. Falamos de um filme que dá continuidade à primeira longa metragem da saga “Nascidos em Angola”.

Ao labor, o ator Vitor Fernandes, que interpreta o personagem Vitor Bernardo, um professor da Universidade de Aveiro, acabou por desvendar que se trata de uma narrativa que passa por ficção e depoimentos reais de portugueses, outrora denominados “retornados” ou “refugiados”.

O filme inclui imagens do Museu da Chapelaria e também da Taberna do Zé, junto à Capela de Santo António, onde tem lugar um almoço de trabalho.

Para Vitor Fernandes, esta é uma história que começa a desvanecer-se com o tempo e que as entidades políticas tentam apagar da memória dos familiares mais jovens e das novas gerações.

O primeiro filme de Rui Goulart, “Nascidos em Angola”, retrata a revolução de 1974 que surpreendeu milhares de portugueses que viviam em Angola. Abandonados pelo poder político português e enfrentando uma guerra civil em Angola, em poucos meses, 800 mil portugueses foram forçados a fugir, deixando tudo para trás naquela que foi a maior ponte aérea e marítima da história. Miguel foi um desses “retornados” ou “refugiados” que fugiram de Angola. 40 anos mais tarde ele procura e encontra outros como ele para ouvirem as suas histórias…

“Angola Momentos Kodak” já está em fase de pré-montagem, prevendo-se que a sua estreia a nível nacional ocorra dentro de seis meses.

 

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui