“Angola Momentos Kodak” filmado em S. João da Madeira

0
50
Fernando Aguiar

Algumas das imagens do  (part II), do conhecido realizador Rui Goulart, foram recolhidas, no dia 27 de fevereiro, na cidade de S. João da Madeira. Falamos de um filme que dá continuidade à primeira longa metragem da saga “Nascidos em Angola”.

Ao labor, o ator Vitor Fernandes, que interpreta o personagem Vitor Bernardo, um professor da Universidade de Aveiro, acabou por desvendar que se trata de uma narrativa que passa por ficção e depoimentos reais de portugueses, outrora denominados “retornados” ou “refugiados”.

O filme inclui imagens do Museu da Chapelaria e também da Taberna do Zé, junto à Capela de Santo António, onde tem lugar um almoço de trabalho.

Para Vitor Fernandes, esta é uma história que começa a desvanecer-se com o tempo e que as entidades políticas tentam apagar da memória dos familiares mais jovens e das novas gerações.

O primeiro filme de Rui Goulart, “Nascidos em Angola”, retrata a revolução de 1974 que surpreendeu milhares de portugueses que viviam em Angola. Abandonados pelo poder político português e enfrentando uma guerra civil em Angola, em poucos meses, 800 mil portugueses foram forçados a fugir, deixando tudo para trás naquela que foi a maior ponte aérea e marítima da história. Miguel foi um desses “retornados” ou “refugiados” que fugiram de Angola. 40 anos mais tarde ele procura e encontra outros como ele para ouvirem as suas histórias…

“Angola Momentos Kodak” já está em fase de pré-montagem, prevendo-se que a sua estreia a nível nacional ocorra dentro de seis meses.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui