Esforçar-se para mudar de vida

0
35
DR

Mudar de vida é uma opção que está ao alcance de qualquer pessoa e de qualquer país. Como opção que é, quem de facto quiser – se esforçar para mudar de vida tem sempre a vantagem de pensar no caminho que quer percorrer, que mudanças pretende operar para chegar à vida com que sonha.

Ter ambição é a vantagem com que os realistas atingem o resultado feliz. Não procurar saber, ou simplesmente não querer se esforçar para saber, a verdade é a desvantagem com que os partidários da demagogia constroem a desgraça.

É por aqui que andamos. Podemos optar ou esperar que nos imponham um caminho. Condenados, por certo, não estamos. Se procurarmos a verdade, só a verdade nada mais, se admitirmos que estamos no caminho errado, gastar mais do que produzimos, podemos reduzir os gastos, aumentar as poupanças, pagar o que devemos, construindo um país mais produtivo, mais sensato, justo e mais solidário.

Bem sei que não é fácil, é sem dúvida alguma extremamente difícil, é quase um milagre convencer um povo como o nosso que ganhava 50 e gastava 45 e passou a ganhar 300 para gastar 350, que agora é preciso produzir para ganhar 400 e gastar apenas 380.

São números, todos sabemos que são números e os portugueses dão-se pessimamente mal com as contas, é um bicho de sete cabeças. Pois consomem, consomem à “fartazana” sem cuidar de saber como vão pagar o que agora, e com muita facilidade lhes é fornecido a crédito.

Podemo-nos esforçar para mudar de vida. Podemos fazer a opção de procurar saber mais, de aumentar a nossa capacidade de produção e a vontade de poupar.

Podemos deixar de trocar a euforia pela depressão como quem  troca de camisa.

A solidariedade sempre foi um bom caminho. Se estivermos disponíveis para dar um pouco do que temos a quem mais precisa, talvez deixemos de sentir a necessidade de ter o que não podemos.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui