Realizou-se, no último fim de semana, o 1º Torneio Jovem de Xadrez da Estudaria/ATL Gente Miúda, prova organizada pelo Clube Académico Téssera e que permitiu verificar a evolução na aprendizagem da modalidade dos alunos da Estudaria que têm participado nos treinos em conjunto com os atletas federados no clube sanjoanense.

A vitória sorriu a Gustavo Ribeiro, que venceu todas as cinco partidas, enquanto Rodrigo Ribeiro obteve o segundo lugar com 4 pontos. Joel Sirrobo foi terceiro com 3,5 pontos, sendo o melhor classificado dos atletas da Estudaria. Em femininos a vitória foi para Beatriz Soares, com 3 pontos, seguida de Margarida Ribeiro, com 2,5, e Bárbara Soares, com 2. Dos alunos da Estudaria participaram também Diogo Gomes, Leonor Brandão, Leonor Oliveira, Diana Oliveira, Ana Soares e Rafael Lavoura.

Entretanto, em Portimão, a Cidade Europeia do Desporto 2019, foram já realizadas quatro jornadas dos Nacionais de Jovens de Xadrez, organizados pela Federação Portuguesa de Xadrez, que contaram com a presença de 274 jovens e onde o Clube Académico Téssera tem seis representantes. Em sub-20 anos, onde competem16 participantes, Ricardo Dias, da equipa sanjoanense, lidera a classificação com 3,5 pontos, enquanto em sub-14 anos (49 participantes), Rodrigo Ribeiro está no grupo do quarto classificado com 3 pontos. Em sub-12 anos (59 participantes), Gustavo Ribeiro segue no grupo do sexto lugar com 3 pontos e David Luz no grupo do 24.º lugar com 2 pontos. Já em sub-08 anos (37 participantes), Lucas Luz e Margarida Ribeiro seguem no grupo do 12.º lugar com 2 pontos.

Ricardo Dias é o melhor jogador do Clube Académico Téssera, já foi duas vezes Campeão de Portugal em sub-16 e sub-18 anos e participou num Campeonato da Europa de Xadrez. Nestes campeonatos nacionais tem ajudado os mais novos na análise e preparação dos jogos, mas no tabuleiro tem demonstrado um xadrez de nível elevado. Na terceira jornada defrontou André Dionizio, da Académica de Coimbra, e venceu com um final categórico.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui