A academia Jou Team Fighters, que há cerca de dois anos tem uma parceria com o Fundo de Vila para dinamizar a secção de desportos de combate do clube sanjoanense, foi eleita, no início de 2019, “Academia Portuguesa do Ano em MMA” pelo site InforMMA, vencendo na votação do público, com um total de 423 votos. Já o Porto Fight Club foi o escolhido pelo júri para a mesma distinção.

“Foi um prémio atribuído por um site que faculta informação da modalidade para todo o país e para os mais diversos órgãos de comunicação nacional. Neste momento o InforMMA é o ponto mais credível que temos para a divulgação do MMA nacional”, explica André Silva, responsável pela academia e pela secção do Fundo de Vila. “É certo que não vencemos a votação do júri, mas fomos eleitos pelo público e amantes deste desporto, e isso é um reconhecimento do nosso trabalho”, garante o também treinador, assegurando que a distinção é um dos pontos altos da academia desde que assumiu a coordenação da secção da coletividade sanjoanense. Já 2013 André Silva garante que “foi um ano muito bom, mas não ao nível da época 2018/2019”. “Acho que tem excedido qualquer expetativa”, frisa o responsável, admitindo que “a ajuda do Fundo de Vila foi fundamental”. “Foi uma parceria muito importante. Deu-nos outra visibilidade e a oportunidade para realizar eventos desportivos”, assegura.

Ao longo dos anos o MMA tem vindo a registar um grande crescimento e o facto de ter passado a ser reconhecido como desporto e tutelado pela Federação Portuguesa de Lutas Amadoras (FPLA), deu outro dinamismo a esta modalidade. “É um ano importante para o MMA e para nós”, refere André Silva, admitindo que o reconhecimento de que a academia Jou Team Fighters e secção do Fundo de Vila foi alvo “traz responsabilidades acrescidas”.

“Temos a responsabilidade de continuar a fazer um bom trabalho, porque queremos voltar a ser eleitos desta forma”, explica o responsável, que acredita que o prémio traz também um “determinado respeito” para com os atletas da academia. “Sente-se, e nota-se, que quando nos defrontam há uma maior apreensão, porque sabem quem somos e a qualidade que temos. E isso, por vezes, é vantajoso na parte psicológica”, conta o técnico.

Com um percurso que tem sido de sucesso e que a parceria com o Fundo de Vila ajudou a cimentar, um dos grandes objetivos passa por trabalhar para “uma nova distinção”, mas André Silva coloca a fasquia mais alta. Para além de ambicionar repetir o prémio entregue pelo site InforMMA, o responsável confessa que “gostava de ver atribuído um reconhecimento maior”, até porque o facto do MMA passar a ser regulado pela FPLA abre outras possibilidades. “Estou confiante que se continuarmos a fazer o nosso trabalho, o nosso reconhecimento não será apenas deste site, mas de outras organizações e entidades publicas desportivas”, concluiu.

Do futsal à parceria

A academia Jou Team Fighters deu os primeiros passos há cerca de oito anos, num espaço em S. João da Madeira, mas foi em Milheiros de Poiares que se afirmou, depois de uma mudança de local com vista à procura de melhores condições de treino.

Há cerca de dois anos surgia a parceria com o Fundo de Vila, com vista a dinamizar a secção de desportos de combate da coletividade sanjoanense, que, em 2003, chegou a ter um campeão nacional de boxe.

André Silva, que é também treinador de futebol e que acompanhava o filho nos treinos e jogos de futsal do clube como encarregado de educação, acabaria por assumir um dos escalões jovens. “Como o meu trabalho seria a longo prazo e como soube que o Fundo de Vila já tinha tido boxe, apresentei a proposta ao presidente”, explica o técnico, que dava, assim, início a uma parceria que, segundo o mesmo, tem sido “extremamente positiva”. “O facto de a academia Jou Team Fighters estar associada ao Fundo de Vila permitiu a realização em S. João da Madeira de dois eventos desportivos que trouxeram à cidade centenas de atletas de equipas de Norte a Sul do país”, conta André Silva.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui