Com mural artístico e chegada de chaimite

As comemorações do 25 de Abril começam com o hastear das bandeiras, pelas 10hh0, seguido da sessão solene da Assembleia Municipal no Fórum Municipal de S. João da Madeira.

O programa comemorativo prossegue com a inauguração de um mural artístico alusivo à Revolução dos Cravos do artista português Frederico Draw, pelas 15h00, na Rua do Poder Local.

O trabalho “está a ser executado na fachada de um prédio de habitação social do município, tendo como elemento central a figura de Salgueiro Maia (1944-1992), um dos Capitães de Abril e figura maior da Revolução dos Cravos, a quem coube comandar a coluna de veículos blindados que saiu de Santarém para o Terreiro do Paço e que acabou por levar à rendição do presidente do Conselho, Marcelo Caetano”, informou o gabinete de comunicação camarário em comunicado enviado ao labor.

Esta obra vai ser complementada com a instalação de uma chaimite, viatura militar semelhante à que Salgueiro Maia comandou nas operações do dia 25 de Abril de 1974 e cedida pelo exército ao Município, nessa mesma zona de S. João da Madeira.

A inauguração incluirá música, teatro de rua e declamaçãocom a participação doCoro de Câmara, do Grupo de Teatro TOJ, da Oficina da Artistas da Ecos Urbanos, da Universidade Sénior e da Banda de Música de S. João da Madeira. se as condições atmosféricas forem adversas, a inauguração do mural e da chaimite passam para o dia 28 de abril, às 15h00.

Exposição e sessão com Joaquim Furtado

No âmbito das comemorações, a exposição de trabalhos realizados por alunos das escolas sanjoanenses para o concurso de cartazes sobre papel do exército na Revolução dos Cravos, na conquista da liberdade e no fim da guerra colonial pode ser visitada desde ontem, dia 23 de abril, na Torre da Oliva.

O programa do 25 de Abril prossegue com uma sessão sobre papel do exército na conquista da liberdade e o fim da guerra colonial no dia 27 de abril, sábado, pelas 15h00, no Museu da Chapelaria. Para abordar o tema foram convidados o médico Adão Cruz e o jornalista Joaquim Furtado que é o autor da premiada série televisiva documental “A Guerra”.

DR
Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui