Academia do Lumiar, 83 – AD Sanjoanense, 78

Jogo no Pavilhão da Escola Secundária do Lumiar, em Lisboa.

Árbitros: Pedro Rodrigues e Joana Pessoa.

Academia do Lumiar: Guilherme Melo, Ademir Mendes (10), Hélio Manuel, Carlos Tavares (9), Ba Cassamá (11), Denis Neves (22), Benedito Suca (15), Rafael Martins (2), David Jorge e Ryan Ogden (14).

Treinador:

AD Sanjoanense: Jerry Karczewski (17), Sílvio Rodrigues (4), Eduardo Guimarães (27), André Dara (2), Miguel Reis (11), Guilherme Oliveira, Carlos Resende (11) e José Teixeira (6).

Treinador: Sérgio Salvador.

Ao intervalo: 40-39.

Parciais: 29-20; 11-19; 27-14; 16-25.

A Sanjoanense deslocou-se a Lisboa para defrontar a poderosa equipa do Academia do Lumiar num jogo a contar para a última jornada da segunda fase da Proliga.

Frente a um adversário já apurado para o play-off de apuramento do campeão, a formação alvinegra apresentou-se desfalcada, sem Pedro Azevedo, Simão Pinheiro e Sergi Coll. Com a equipa lisboeta a ter que vencer este encontro e esperar por uma derrota do Belenenses para tentar ter acesso ao terceiro lugar e evitar defrontar o Barreirense da meia final da Proliga, os locais entraram bem no jogo. Já a Sanjoanense demonstrou alguma apatia e pouca intensidade defensiva, permitindo lançamentos fáceis aos adversários, que com a sua qualidade conseguiram chegar ao final do primeiro período com uma vantagem de nove pontos. Os alvinegros procuraram reajustar detalhes defensivos, aumentaram a concentração e atitude defensiva e conseguiram chegar ao intervalo com apenas um ponto de atraso no marcador.

Na segunda parte o Academia entrou decidido a resolver o jogo no terceiro período. Tirando partido do maior poderio atlético dos seus jogadores, os locais insistiram no jogo interior, onde tinham alguma vantagem, através de Denis Neves e Benedito Suca. A Sanjoanense respondia com um forte espírito de sacrifício dos seus homens mais altos, nomeadamente Miguel Reis, José Teixeira e Carlos Resende, e com o acerto no tiro exterior do inevitável Eduardo Guimarães.

O jogo parecia resolvido no fim do terceiro período em função da vantagem de 14 pontos dos homens de Lisboa, mas um enorme espírito competitivo e a entrega total ao jogo valeu a aproximação no marcador. Faltavam dois minutos para o fim e o marcador estava separado por dois pontos. Nestes momentos finais, o base angolano do Academia Ademir Mendes assumiu as decisões e contribuiu, de forma decisiva, para a vitória. Destaque neste jogo para a magnífica exibição do jovem Miguel Reis, com 11 pontos e seis ressaltos.

Foi um excelente espetáculo de basquetebol, em mais uma demonstração de qualidade dum plantel formado por excelentes jogadores, com uma paixão enorme pelo jogo e que, durante toda a temporada, se entregaram para defender um emblema e uma cidade. Nesta época, a equipa conseguiu a manutenção na Proliga bastante cedo e livrou-se de qualquer sobressalto com uma primeira fase de grande qualidade, onde terminou em quarto lugar da Zona Norte, à frente de equipas como o FC Poro B e Sporting de Braga. Na segunda fase a Sanjoanense ultrapassou Académica e Sampaense e conseguiu, à imagem do que tinha acontecido na época passada, alcançar um honroso quinto lugar.

Agenda
Seniores femininos
AD Sanjoanense-Bolacesto
Dia 4, às 14h30, Pavilhão Paulo Pinto
Sub16 masculinos
S. João Ver-AD Sanjoanense B
Dia 4, às 15h00, Municipal S. João Ver
Sub16 femininos
AD Sanjoanense-Vitória SC Guimarães
Dia 4, às 16h30, Pavilhão Paulo Pinto
Sub14 masculinos
ADS A/Alpim XXI-Guifões SC
Dia 4, às 18h30, Pavilhão Paulo Pinto
Sub16 masculinos
Ovarense A/Prio-ADS/Farmácia Lamar
Dia 5, às 09h15, Pavilhão Raimundo Rodrigues
Sub13 femininos
ADS/Miama-CP Esgueira
Dia 5, às 11h15, Pavilhão Paulo Pinto
Sub18 masculinos
AD Sanjoanense-ACER Tondela
Dia 5, às 14h30, Pavilhão Paulo Pinto
Sub16 masculinos
Sangalhos/moreira-ADS A/Fepsa
Dia 5, às 15h00, Complexo Desp. Sangalhos
Sub19 femininos
ADS/RentPiano-UD Oliveirense
Dia 5, às 16h30, Pavilhão Paulo Pinto
Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui