A cidade de Moscovo, na Rússia, foi palco, de 24 de abril a 2 de maio, do 5.º Campeonato Europeu de Kung Fu, prova que contou com a presença de 27 países. A competição foi realizada nas instalações do Palácio do Wǔshù em dois dos seus múltiplos pavilhões equipados e dedicados à prática e formação em Artes Marciais Chinesas. Para os atletas de Tao Lu (competição coreográfica) foi disponibilizado o enorme pavilhão do quarto piso, com três praticáveis (160 metros quadrados cada) ou “Áreas” de competição. Já para os atletas de Qing Da e Tui Shou (disciplinas de combate) foi disponibilizado o pavilhão do piso -1 com uma Lei Tai (plataforma de combate com 100 m2), e um dos pavilhões de apoio, também no piso -1, para aquecimento e treino preparatório com piso e equipamentos adequados.

Com uma seleção composta por 27 praticantes, foram três os atletas da Shàolín Si que integraram a equipa Lusa. Eva Reis, Bruno Sousa e Alexander Ponzo competiram, cada um, em três vetores, com este último a sagrar-se campeão europeu em “Armas Articuladas, Duplas e Flexíveis” com Shang Biao (Dardo com Corda), fazendo tocar o hino nacional e flutuar a imagem da bandeira portuguesa na capital russa. O atleta e treinador da Shàolín Si, que integra as fileiras da coletividade há 20 anos, realizou nesta época um brilhante percurso desportivo, onde se sagrou bicampeão nacional somando agora o título europeu em Kung fu (Wǔshù/ Kung Fu tradicional).

Para a Shàolín Si o ouro alcançado por Alexander Ponzo foi a terceira medalha já conquistada nesta prova, a seguir aos dois bronzes alcançados por Nadine Castro e Rodolfo Torres.

De recordar que dos 27 países presentes só os membros efetivos, como Portugal, viram a sua bandeira aparecer sob o pódio quando um título era conquistado. Membros provisórios, como Espanha, subiram ao pódio sob a bandeira e o hino da EWuF – European Wǔshù Federation, já que só são considerados efetivos países com Federação de Artes Marciais Chinesas própria, independente, e reconhecida pelos respetivos governos.

A seguir à delegação Russa, a jogar em casa, a maior comitiva a participar neste europeu foi a Turca.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui