O projeto “European Multilevel Cooperation”  tem como base a troca de boas práticas entre diferentes escolas, estando envolvidas cinco escolas, Institut Notre Dame Fondamental, Asbl Mutien Marie e Institut Notre-Dame da Bélgica, Istituto Omnicomprensivo Rosselli Rasetti da Itália e o Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior (AEOJ).

A primeira mobilidade decorreu entre os dias 5 e 12 de maio com a organização do agrupamento de escolas sanjoanense, integrando 22 alunos e seis professores de Itália e da Bélgica.

As atividades foram “dinamizadas no sentido de dar oportunidades inovadoras aos alunos no campo do empreendedorismo, da cidadania ativa, conhecendo as realidades dos países parceiros, os seus projetos locais e compartilhando as melhores práticas desenvolvidas localmente nos últimos anos, com o intuito de enriquecer a oferta educacional das escolas envolvidas no projeto”, informou Paula Azevedo, coordenadora do projeto, em comunicado enviado ao labor.

Durante a semana, os participantes tiveram a oportunidade de compreender a dinâmica da Assembleia Municipal dos Jovens, na Câmara Municipal de S. João da Madeira, com foco nas questões de inclusão e imigração; no Parlamento Jovem, na Assembleia da República, refletindo acerca da consciencialização ambiental; a visita a diversas empresas do Turismo Industrial, conhecendo o tecido empresarial do concelho, segundo o comunicado.

Os trabalhos desenvolvidos na escola “permitiram melhorar a autonomia dos alunos, o pensamento criativo, aperfeiçoar as competências linguísticas, fomentando o espírito de partilha, cooperação e interajuda no sentido de promover uma cidadania europeia ativa.

Projetos deste âmbito permitem desenvolver parcerias duradouras, enriquecidas por todas as boas práticas que podem ser descobertas aquando das visitas às diferentes escolas parceiras, durante o próximo ano letivo”, concluiu Paula Azevedo, coordenadora do projeto, em comunicado enviado ao labor.

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui