Nas Eleições Europeias marcadas para este domingo, dia 26 de maio, com a eliminação do cartão de leitor, os cadernos eleitorais passam a estar organizados por ordem alfabética dentro de cada freguesiae o que conta é o cartão de cidadão ou o bilhete de identidade para que o cidadão possa votar.

Perante esta mudança, o Ministério da Administração Interna apela ao cidadão que se informe antes para ter a certeza sobre o local onde irá votar.

Das três formas, escolha uma. Primeiro, pode consultar os editais afixados na junta de freguesia ou na câmara municipal. Em segundo, pode consultar essa informação através do site www.recenseamento.mai.gov.pt, onde deve indicar o número do cartão de cidadão e a data de nascimento ou descarregar a aplicação MAI Mobile (em “saiba onde irá votar”). E em terceiro, pode enviar uma mensagem gratuita para o número 3838, com a mensagem “RE (espaço) número do cartão de cidadão/bilhete de identidade (espaço) data de nascimento (ano-mês-dia)”, recebendo na resposta a freguesia, o edifício e o número da mesa de voto.

Assim, ao cidadão basta apresentar-se na mesa de voto que lhe foi atribuída, indicar o seu nome e apresentar o cartão de cidadão ou o bilhete de identidade. Caso não tenha consigo nenhum desses documentos, pode apresentar outro documento oficial com fotografia atualizada, como a carta de condução ou o passaporte. Se não tiver nenhum documento assim, pode ser identificado por dois eleitores ou por reconhecimento unânime dos membros da mesa, segundo a Comissão Nacional de Eleições.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui