Depois do sucesso da primeira edição, o AFA 2024 – Congresso Internacional de Futebol e Futsal está de regresso a S. João da Madeira. A iniciativa, promovida pela Associação de Futebol de Aveiro, realiza-se nos dias 28 e 29 de junho, na Torre da Oliva, e, este ano, a organização espera que o número de inscritos duplique relativamente à edição anterior, que rondou os 300 participantes.

De acordo com Carlos Miragaia, coordenador técnico da AFA, a “estrutura do congresso vai manter-se”. Dando continuidade uma aposta constante na formação, o evento, que este ano conta com algumas novidades, será composto por diversos painéis de debate e workshops, para além de algumas componentes práticas de futebol e de futsal. “Só podemos ter crescimento com qualidade se tivermos melhores treinadores e dirigentes”, sublinha Carlos Miragaia, que é precisamente aí que destaca uma das novidades do congresso. “A formação de dirigentes será gratuita e são três os temas que irão ser abordados”, revela o coordenador técnico da AFA, que sublinha também o facto de este ano, para além da certificação dada aos treinadores presentes pelo IPDJ e UEFA, serão atribuídos créditos para professores de Educação Física.

Para o presidente da Associação de Futebol de Aveiro, Arménio Pinho, esta iniciativa dá resposta a uma aposta constante da AFA na formação em todas as suas vertentes. “Temos excelentes treinadores e os melhores jogadores do mundo, mas também precisamos dos melhores dirigentes”, sublinhou o responsável, que destaca o aumento de temas nesta segunda edição.

E este é um evento que, a par de muitos outros, tem contribuído, desde a tomada de posse da atual direção, para uma maior dinamização da Associação de Futebol de Aveiro, situação que José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, destacou. “Ultimamente tem-se dado uma sacudidela nesta associação. Notou-se uma mudança significativa naquilo que é a atitude do saber-estar e do querer saber”, referiu.

Já Rosário Gestosa, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de S. João da Madeira, destacou a “honra e orgulho” com a parceria entre a autarquia sanjoanense a Associação de Futebol de Aveiro, garantindo ser necessário “olhar para as associações do distrito e até nacionais e internacionais”. “Estamos recetivos a que nos desafiem com esta proatividade para irmos mais além”, frisou, sublinhando que o município pretende “ter os melhores treinadores e dirigentes. “Por vezes os dirigentes têm um papel secundário, mas são preponderantes no desenvolvimento desportivo. Sem eles o trabalho ficava aquém do desejado”, esclarece a vereadora, que apelou à Associação de Futebol de Aveiro para contribuir para o crescimento das modalidades no feminino.

Toda a informação e inscrições estão acessíveis através do site do evento www.afa2024.pt

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui