No passado sábado, 25 de Maio, o auditório dos Paços da Cultura acolheu mais um “Musicatos” (concertos promovidos pela Câmara Municipal em parceria com a Academia de Música de S. João da Madeira) onde se apresentaram a jovem violetista sanjoanense Teresa Silvae o pianista João Araújo.

Teresa Silva, mais uma talentosa aluna “made in” Academia de Música de S. João da Madeira, após um muito interessante percurso no violino encontra-se presentemente a frequentar o Mestrado em Ensino da Música na Universidade de Aveiro continuando a desenvolver o seu enorme talento, agora na viola d’arco.

Perante um auditório bem preenchido (mas aquém daquilo que esta jovem e promissora violetista merece) foram revisitados diversos compositores e distintos períodos da história da música. A abrir a primeira parte do recital, e após umas breves e muito oportunas notas explicativas sobre as obras e autores que iriam ser abordados, Teresa Silva brindou o público presente com uma muito expressiva execução da famosa suite nº 3 para violoncelo solo (transcrição para viola d’arco) de J. S. Bach. Já com o pianista João Araújo em palco foi interpretada com comovente expressividade “Élegie”, uma obra de meados do séc. XIX do compositor franco-belga Henri Vieuxtemps.

A segunda parte começou com a interpretação do 1º andamento do Concerto para viola d’arco e orquestra do compositor inglês Willliam Walton (sec. XX) concluindo-se este recital de forma brilhante com a execução integral da sonata op. 120 nº2 para viola d’arco e piano do compositor alemão Johannes Brahms.

Mais um “Musicatos” em que se vivenciaram momentos de excelência proporcionados por ambos os intérpretes e que uma plateia atenta premiou, muito justamente, com aplausos intensos e calorosos. Regressados ao palco, desta vez foi a plateia brindada com um “encore” especialmente dedicado por Teresa Silva a uma grande pianista e compositora (e ex-professora da academia sanjoanense) recentemente falecida – Marina Pikoul – interpretando, agora no violino, “Vocalise” do compositor russo S. Rachmaninoff.

O próximo “Musicatos” está agendado para o dia 6 de Julho com a participação da  jovem clarinetista Dilsa Flor.

José Resende

 

 

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui