Alunos sanjoanenses conquistaram uma visita à NASA

Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior

0
141
DR

Os alunos Ana Sousa, Francisca Correia, Isac Bento, Joana Costa Santos e Joana Neves Santos, coordenados pelo professor Alexandre Gomes, do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, venceram a 4.ª edição do Concurso FCT Nova Challenge, promovido pela Universidade Nova de Lisboa, cuja entrega de prémios decorreu no dia 7 de junho.

O concurso é organizado pela FCT Nova e tem o apoio da Embaixada dos EUA em Portugal e da Direção-Geral da Educação.

A sessão de entrega de prémios, que teve lugar no Grande Auditório da FCT NOVA, contou com a presença de João Costa, secretário de Estado da Educação, Herro Mustafa, Ministra Conselheira da Embaixada dos EUA, e de Virgílio Cruz Machado, diretor da FCT NOVA, e com as atuações da Tuna Maria e da anTUNiA.

Dos 51 projetos de ciência e engenharia, foram apurados 12 finalistas. A equipa OJ=mC2 da Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, coordenada por Alexandre Gomes, foi quem venceu o concurso e conquistou uma visita ao Centro da NASA, em Washington, D.C. que vai ser realizada em julho.

A equipa da escola sanjoanense com o projeto “Física Telepática” desenvolveu “um sistema de controlo de cadeiras de rodas elétricas, destinado especialmente a utilizadores com limitações severas de movimento, nomeadamente pessoas tetraplégicas”, explicou o professor Alexandre Gomes, em informação enviada ao labor, continuando “esta solução inovadora rivaliza com sistemas já existentes, por ser mais barata, mais higiénica, mais confortável e por ser simples de aprender a usar. Podem ainda incluir-se no sistema mecanismos de auxílio à mobilidade como, por exemplo, iluminação automática ou deteção de obstáculos através da criação de barreiras virtuais”.

 

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui