Os alunos Ana Sousa, Francisca Correia, Isac Bento, Joana Costa Santos e Joana Neves Santos, coordenados pelo professor Alexandre Gomes, do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, venceram a 4.ª edição do Concurso FCT Nova Challenge, promovido pela Universidade Nova de Lisboa, cuja entrega de prémios decorreu no dia 7 de junho.

O concurso é organizado pela FCT Nova e tem o apoio da Embaixada dos EUA em Portugal e da Direção-Geral da Educação.

A sessão de entrega de prémios, que teve lugar no Grande Auditório da FCT NOVA, contou com a presença de João Costa, secretário de Estado da Educação, Herro Mustafa, Ministra Conselheira da Embaixada dos EUA, e de Virgílio Cruz Machado, diretor da FCT NOVA, e com as atuações da Tuna Maria e da anTUNiA.

Dos 51 projetos de ciência e engenharia, foram apurados 12 finalistas. A equipa OJ=mC2 da Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior, coordenada por Alexandre Gomes, foi quem venceu o concurso e conquistou uma visita ao Centro da NASA, em Washington, D.C. que vai ser realizada em julho.

A equipa da escola sanjoanense com o projeto “Física Telepática” desenvolveu “um sistema de controlo de cadeiras de rodas elétricas, destinado especialmente a utilizadores com limitações severas de movimento, nomeadamente pessoas tetraplégicas”, explicou o professor Alexandre Gomes, em informação enviada ao labor, continuando “esta solução inovadora rivaliza com sistemas já existentes, por ser mais barata, mais higiénica, mais confortável e por ser simples de aprender a usar. Podem ainda incluir-se no sistema mecanismos de auxílio à mobilidade como, por exemplo, iluminação automática ou deteção de obstáculos através da criação de barreiras virtuais”.

 

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here