O objetivo do protocolo de cooperação que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) está a assinar com diferentes entidades é promover a divulgação da campanha “Por um país com bom ar” e as iniciativas do Dia Nacional do Ar, deu a conhecer o gabinete de comunicação municipal de S. João da Madeira que é um dos municípios cuja adesão à iniciativa se concretizou no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, cujo tema é a “Poluição do Ar” em 2019.

A sessão pública decorreu na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), onde foi também feito o anúncio do investimento na Rede de Monitorização da Qualidade do Ar desta região, com a presença de João Ataíde, secretário de Estado da Saúde, sob o lema “Ambiente – Visão Histórica e Desafios de Futuro”.

No documento assinado pelo vice-presidente José Nuno Vieira, assinala-se que a qualidade do ar é “determinante para a saúde pública e para a qualidade de vida da população”, pelo que é importante a “mobilização de diferentes intervenientes para o desafio de preservar e melhorar a qualidade do ar de hoje e do futuro”, lê-se no comunicado, onde também é destacado que “aatenção à qualidade do ar tem estado entre as prioridades ambientais da Câmara Municipal de S. João da Madeira, o que se reflete, designadamente, na realização dos “Domingos Verdes”, na Avenida Dr. Renato Araújo, promovendo manhãs sem carros, como forma de sensibilização para a necessidade de se mudarem comportamentos em relação à mobilidade, reduzindo-se o recurso ao automóvel particular e contribuindo, assim, para a descarbonização e melhoria da qualidade do ar”.

Até ao momento, o Município promoveu dois “Domingos Verdes”, estando previsto o próximo para o dia 22 de setembro em que é assinalado o Dia Europeu sem Carros.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui