S. João da Madeira (SJM) acaba de perder mais uma das suas figuras incontornáveis. Manuel Cambra, antigo presidente da câmara, faleceu no passado dia 24 de junho, com 89 anos de idade.

Nascido a 8 de julho de 1929 em SJM, “esteve indelevelmente ligado, como autarca, a um período de grande crescimento da cidade, ocupando, por direito próprio, um lugar de destaque na história do Município”, conforme refere o despacho nº 27/2019 ratificado em sede de executivo municipal, esta última terça-feira, através do qual Jorge Sequeira decretou “luto municipal nos dias 25 e 26 de junho de 2019, determinando também a colocação da bandeira do Município a meia haste nos locais habituais”. No mesmo documento, o líder da autarquia ainda expressou “à família o nosso profundo pesar e grande consternação pelo falecimento”, “manifestando a nossa solidariedade a todos os familiares e amigos enlutados”.

Eleito pela primeira vez para o cargo em 1984, Manuel Cambra concluiu os seus mandatos em 2001. As Piscinas Exteriores do Complexo Desportivo Paulo Pinto, o Centro Coordenador de Transportes, o Pavilhão das Travessas são obras municipais concretizadas enquanto governou SJM que constituem, ainda hoje, referências da cidade. Além destas, a abertura de novos arruamentos, a edificação dos 298 fogos de habitação social no Orreiro, a aquisição do Cine-Teatro Imperador e a transformação da Praça Luís Ribeiro e ruas adjacentes em zona pedonal constituem outras marcas.

Recorde-se ainda o seu papel na política nacional, através do exercício do cargo de Deputado à Assembleia da República.

Autarquia “vai estudar formas adicionais” de homenagear Manuel Cambra

Depois da ratificação do despacho, seguiu-se um minuto de silêncio em memória do ex-autarca. Mas, ao que tudo indica, as homenagens póstumas não se quedarão por aqui.

Após o munícipe Manuel Pinho, no período destinado ao público, ter sugerido dar o nome de Manuel Cambra a uma das ruas de Casaldelo, Jorge Sequeira adiantou que a edilidade a que preside “vai estudar formas adicionais de homenagear a figura do antigo presidente”.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui