O concelho de S. João da Madeira está de parabéns, nomeadamente três dos seus jardins de infância (JI) que se destacaram na 10.ª edição do concurso “Conta-nos uma História – Podcast na Educação”.

Na categoria Áudio, o JI das Travessas, do Agrupamento de Escolas (AE) Oliveira Júnior, ficou nos primeiro e segundo lugares, enquanto o de Fundo de Vila, do AE Dr. Serafim Leite, alcançou o terceiro. Resultados que levaram o executivo municipal, na reunião desta última terça-feira, a felicitar “todos os alunos, docentes, não docentes e demais membros da comunidade que se envolveram nesta iniciativa” e ainda a aprovar a oferta de transporte até Lisboa, no valor de 640 euros, para que os vencedores possam receber os respetivos prémios numa cerimónia marcada para hoje, dia 27.

Entre as 315 histórias apresentadas a concurso, nas modalidades Áudio e Vídeo, “O leão que temos cá dentro” e “A ovelha que chocou um ovo”, dinamizadas pelos alunos e educadoras Ana Teixeira e Clotilde Saraiva do JI das Travessas, e “O pato camponês”, pelos alunos e educadora Luz Pereira do JI de Fundo de Vila, conquistaram o júri presidido por Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra. Além desta professora universitária, foram também jurados elementos da Direção-Geral da Educação, Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional de Leitura, Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Microsoft e Rádio ZigZag.

“Conta-nos uma História – Podcast na Educação” pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas do pré-escolar e do primeiro ciclo, incentivando a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.

 

Câmara aprova votos de louvor

Na ocasião, a autarquia ainda aprovou, também unanimemente, um voto de louvor não só a estes três JI, mas também aos alunos Ana Sousa, Francisca Correia, Isac Bento, Joana dos Santos, Joana Neves Santos, sob a coordenação do docente de Física, Alexandre Gomes do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, pelo 1.º lugar nacional da 4.ª edição do concurso FCT NOVA Challenge, promovido pela Universidade Nova de Lisboa, e às cinco escolas sanjoanenses distinguidas pela CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais – no âmbito da iniciativa “Escola Amiga da Criança” (Centro de Educação Integral, Escola EB1/JI de Carquejido, Escola EB1/JI Conde Dias Garcia, Escola EB1/JI de Fundo de Vila e JI das Travessas).

De acordo com a proposta deliberada, “este reconhecimento nacional proporciona um grande orgulho e satisfação ao município e demonstram o sentido de responsabilidade social que se pratica no concelho de S. João da Madeira”.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui