O projeto “Murais com História” está inseridono Circuito de Arte Urbana com o tema “S. João da Madeira, Cidade dos Chapéus” lançado no âmbito do Festival do Chapéu pelo Município e com curadoria do Canal 180 em 2018.

Depois do primeiro mural assinado por Mariana, a Miserável, junto Museu da Chapelaria no ano passado, e dos murais de Andrés Lozano e André da Loba inaugurados este ano na Cooperativa 11 de Outubro e no Bairro do Orreiro, respetivamente, chegou um novo mural assinado por Tara Deacon na sexta-feira passada, dia 28 de junho, à Devesa Velha.

Ao presidente da câmara, Jorge Sequeira, coube a primeira intervenção durante a inauguração deste novo “Mural com História”. “Produzimos em toda a cidade estas obras que representam a nossa história” e esta em particular tem “muitos chapéus” que foram “fundamentais na história de S. João da Madeira”, afirmou Jorge Sequeira, relembrando que a cidade chegou a ter cerca de 200 empresas de pequena, média e grande dimensão dedicadas ao fabrico de chapéus para todo o mundo.

Esta indústria outrora “muito importante para o desenvolvimento da economia” de S. João da Madeira “caiu em desuso”, levando a que a “capacidade empreendedora” dos sanjoanenses apostasse numa outra área, a do calçado, que ainda hoje tem uma enorme expressão no Município, constatou Jorge Sequeira, dando como exemplo as empresas, a Academia de Design de Calçado, o Centro Tecnológico de Calçado de Portugal, o Museu da Chapelaria e até um Museu do Calçado.

João da Madeira é “um concelho que celebra a sua história individual e aproveita o melhor do passado para o presente e para o futuro”, destacou o autarca, deixando uma palavra de agradecimento aos proprietários da casa que autorizaram o uso do seu muro para dar vida a mais um “Mural com História” e a todos os moradores que contribuíram com sugestões e que acolheram de uma forma muito atenciosa a artista que é da África do Sul, mas vive na Alemanha. E por esta mesma razão, Tara Deacon ficou “a adorar as pessoas” da Devesa Velha e de S. João da Madeira, revelou Jorge Sequeira.

Sobre o novo mural, o autarca reforçou a ideia de que “valoriza e dá mais alegria, cor e vida a esta zona da cidade”.

Para além disso, Jorge Sequeira anunciou a instalação de um “Banco de Lápis” junto aquele local e a pintura de passadeiras na Devesa Velha para uma maior segurança dos peões. “Não conseguimos fazer tudo ao mesmo tempo, mas aos poucos vamos melhorar este local e a cidade”, assegurou o presidente da câmara.

“Uma séria ligação com as pessoas”

Até chegar a S. João da Madeira Tara Deacon não falava nem sabia muitas palavras em português, mas nos últimos dois dias e meio em que esteve a trabalhar no mural ouviu por várias vezes a palavra portuguesa “chapéus” que “provavelmente significava ´Hat´s´”, o que “neste contexto é uma boa coisa”. A artista ficou a saber uma parte da história dos chapéus na cidade, das pessoas que trabalharam na antiga empresa de chapelaria e do Museu da Chapelaria, entendendo assim “o sentido de comunidade e o legado do chapéu em S. João da Madeira”. Aliás, o sentido de comunidade existente na Devesa Velha permitiu a Tara Deacon criar “uma séria ligação com as pessoas”, revelou a própria, aproveitando para deixar um agradecimento aos donos do café sito em frente ao mural por toda a atenção que tiveram para com ela e ao jovem Afonso que a ajudou a pintar o mural.

Por sua vez, Luís Fernandes em nome do Canal 180, tomou a palavra para “agradecer a todos pelo sentido de comunidade, sem o qual este tipo de projetos não podia acontecer”. Já o jovem Afonso disse timidamente um “obrigado a toda a gente”.

A inauguração do mural de Tara Deacon começou e terminou com a atuação da Banda de Música de S. João da Madeira.

 

Novo mural inaugurado na Praça dia 19

O Circuito de Arte Urbana continua com a inauguração de um novo “Mural com História” do artista italiano Jonathan Calugi marcada para o dia 19 de julho, pelas 20h00, na Rua Padre António Oliveira, na Praça Luís Ribeiro.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here