Humanização Hospitalar

No dia 10 de julho, decorreu em Coimbra o seminário nacional sobre “Humanização Hospitalar”, em que o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) esteve presente.

O seminário decorreu no âmbito de um programa da Coordenação Nacional para a Reforma dos Cuidados Hospitalares dedicado à humanização e tem como finalidade debater ensaios em curso, a nível nacional, resultados e visões e, ainda, definir novas abordagens para a propaganda de boas práticas de aprofundamento de atividades de humanização hospitalar.

Este projeto de Humanização Hospitalar teve origem em 2016 quando Daniel Bessa, presidente do Conselho Consultivo do CHEDV, levantou a questão da humanização das unidades hospitalares deste centro hospitalar, considerando-a fundamental para uma boa relação com os seus utentes.  O Conselho de Administração aceitou e definiu o desenvolvimento da humanização na relação com os utentes e familiares como um projeto de responsabilidade e compromisso institucional.

Para Sara Pereira, enfermeira diretora do centro hospitalar e coordenadora da Comissão de Humanização: “o CHEDV tem como desígnio último de todas as suas ações ser um espaço de hospitalidade. Os cuidados prestados pelos nossos profissionais de saúde devem estar enquadrados na relação efetiva de humanismo, tendo em conta que não se cuida da doença, mas de pessoas que são portadoras de alguma enfermidade”, lê-se no comunicado.

O CHEDV apresentou um trabalho neste seminário que combina projetos direcionados à melhoria da relação com o utente com outros de valorização do papel dos profissionais, visando a criação de condições para uma harmoniosa e bem-sucedida relação entre todos nos momentos de interação entre ambos, em comunicado enviado pelo gabinete de comunicação do centro hospitalar ao labor.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui