“Um dos políticos mais relevantes da vida política nacional”, considerou Jorge Sequeira, presidente da Federação de Aveiro do PS, ao labor

 

A Comissão Política da Federação de Aveiro do Partido Socialista reuniu no dia 17 de julho para aprovar a lista de candidatos a deputados à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Aveiro nas eleições legislativas marcadas para o dia 6 de outubro.

A lista é encabeçada pelo sanjoanense Pedro Nuno Santos, atual ministro das Infraestruturas e da Habitação, indicado pela lista e pelo secretário-geral do PS.

A lista continua com Cláudia Cruz Santos, Filipe Neto Brandão e
Porfírio Silva, tendo sido a primeira e o último por indicação do secretário-geral. Os restantes elementos são Susana Correia, Hugo Oliveira, Joana Pereira, Bruno Aragão, Carla Tavares, Miguel Reis, Rosa Venâncio, Jesus Vidinha, Susana Sousa, Martim Costa, Paulo Gil e Ana Patrícia Ferreira.

Os elementos suplentes são António Mendonça, Vanessa Soares,
Ana Maria Silva, Augusto Leite e Maria Manuela Gama.

Esta é “uma lista de excelência que cumpre critérios de paridade e tem como cabeça de lista um dos políticos mais relevantes da vida política nacional”, considerou Jorge Sequeira, presidente da Federação de Aveiro do PS, relembrando também o seu percurso político nos órgãos autárquicos em S. João da Madeira, ao labor.

A Comissão Política Concelhia do PS liderada por Rodolfo Andrade aprovou por unanimidade “apoiar a indicação do camarada Pedro Nuno Santos como cabeça de lista à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Aveiro, que muito orgulha S. João da Madeira, Aveiro e Portugal pelo grande e importante trabalho desenvolvido no XXI Governo Constitucional” no dia 16 de julho, um dia antes do mesmo ter acontecido na Comissão Política da Federação, lê-se na resolução política dos socialistas sanjoanenses a que teve acesso o labor.

A lista foi ratificada na noite desta quarta-feira, dia 24 de julho, pela Comissão Política Nacional, sendo agora oficial.

“O Pedro Nuno Santos é supraconcelhio, isto é, unânime e ninguém põe em causa o nome dele por Aveiro”, afirmou Rodolfo Andrade, acrescentando que “como sanjoanense que é obviamente que nos honra e que nos orgulha tê-lo pela segunda vez a encabeçar a lista por Aveiro”.

Já Leonardo Silva Martins, líder da juventude socialista sanjoanense que preside a mesa da Comissão Política Concelhia e integra a Comissão Nacional do PS, disse que “apesar do Pedro Nuno Santos ser já uma figura eminente do panorama político nacional, faz todo o sentido que a concelhia de S. João da Madeira se pronuncie, demonstrando, naturalmente, todo o seu apoio, regozijo e apreço”.

O labor tentou contactar Pedro Nuno Santos para que pudesse adiantar algumas das principais propostas do partido para o distrito de Aveiro, mas não conseguiu essa informação até ao fecho da edição.

Três sanjoanenses lideram listas por Aveiro

Depois de Pedro Nuno Santos ter sido o primeiro sanjoanense a liderar uma lista de deputados à Assembleia da República por um grande partido nas últimas eleições legislativas, em 2015, volta a manter essa posição para as eleições legislativas marcadas para 6 de outubro deste ano.

Pedro Nuno Santos já tinha surgido num lugar de destaque em 2011, ano em que ocupou o segundo lugar da lista encabeçada por Maria de Belém Roseira.

Moisés Ferreira também se estreou na condição de cabeça de lista pelo Bloco de Esquerda em 2015 e voltará a fazê-lo em 2019.

Já João Almeida lidera pela primeira vez a lista do CDS-PP por Aveiro depois de ter sido candidato (em quarto lugar) e eleito em 2015, tal como avançou oportunamente em abril deste ano o labor.

Nas últimas eleições legislativas, a sanjoanense Susana Lamas foi candidata (em nono lugar) e eleita pelo PSD. O labor tentou entrar em contacto com Susana Lamas para apurar se voltará a integrar a lista do PSD por Aveiro nas próximas legislativas, mas sem sucesso até ao fecho da edição.

Apesar dos nove candidatos sanjoanenses pelas diferentes forças políticas nas eleições legislativas de 2015, apenas estes quatro foram eleitos.

 

 

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui