O labor vai de férias durante o mês de agosto, mas deixa aos seus leitores algumas sugestões culturais de que poderão usufruir até setembro na região

Viagem Medieval

Dr

A Viagem Medieval começou ontem, dia 31 de julho, e continua até ao dia 11 de agosto em Santa Maria da Feira. A edição deste ano retrata uma “época de grandes transformações sociais e económicas do mundo ocidental, em consequência da nefasta Peste Negra ocorrida durante cerca de duas décadas, sobe ao trono em 1367, el-rei D. Fernando, o Belo, intitulado rei de Portugal e do Algarve”, lê-se no site da Viagem Medieval. Depois da primeira e da segunda fases de venda das pulseiras a seis e sete euros, respetivamente, quem ainda não comprou a sua pode fazê-lo pelo valor de oito euros durante o evento. As crianças até 1,30 metros de altura estão isentos de pagamento. A compra online de pulseiras e bilhetes diárias pode ser feita em https://bit.ly/2wP1fcp, https://bit.ly/2Wl1hmu, de packs promocionais em https://bit.ly/2QRGSV0e de bilhetes experiência em https://bit.ly/31e3m7l.

 

Sessões de cinema

A Câmara Municipal de Espinho promove sessões de cinema, ao longo dos meses de agosto e setembro, no Centro Multiusos de Espinho.

De 1 a 7 de agosto, o “Rei Leão” passa às 14h30 e “Tony” às 16h30 e às 21h30. De 8 a 14 de agosto, “Parque das Maravilhas” passa às 14h30 e “Domino – A hora da vingança” às 16h30 e 21h30. De 15 a 21 de agosto, “Mr. Link” passa às 14h30 e “Tolkien” às 14h30 e às 16h30. De 22 a 28 de agosto, “A vida secreta dos bichos 2” passa às 14h30 e “Variações” às 14h30 e 16h30. De 29 de agosto a 4 de setembro, “Angry Birds 2” passa às 14h30 e “Era uma vez em Hollywood” às 16h30 e 21h30. As sessões de cinema exibidas de terça a sexta-feira têm o custo de 4,5 euros e ao sábado, domingo e feriados têm o custo de 5,5 euros.

 

Ala dos Namorados

DR

O próximo grande concerto “Sons da Praça” tem como convidados a “Ala dos Namorados”, acompanhados pela Banda de Música de Arouca, esta sexta-feira, dia 2 de agosto, pelas 21h30, no centro histórico da vila de Arouca. A entrada é livre neste evento organizado pela Câmara Municipal de Arouca.

 

Verão CoMvida

 

O programa “Verão CoMvida” é uma iniciativa do Município que vai animar todas as sextas, sábados e domingos de agosto em S. João da Madeira.

O espetáculo “Wild Guns” realiza-se dia 2 de agosto no Orreiro em frente ao Ideias Café, “From The Village” no dia 3 e “Ar de Fado” no dia 4, ambos na Praça Luís Ribeiro. Uma “Noite de Fados” está marcada para o dia 9 ao lado da Capela de Casaldelo, o “Project Alpha” atua no dia 10 e “Pedro Pinto” no dia 11, ambos na Praça Luís Ribeiro. O “Verão CoMvida” continua com os espetáculos “The SmokeTackers” no dia 16 no ringue de Fundo de Vila e de “Peixe na Lua” no dia 17 e “Modern Lads” no dia 18, ambos na Praça Luís Ribeiro. A “Festa da Ecos Urbanos” realiza-se no dia 23 de agosto na Praça Luís Ribeiro, a atuação de “Cooltrane Duo” no Parque Municipal Ferreira de Castro e o espetáculo de stand up comedy de Joel Ricardo Santos no dia 25 de agosto na Praça. Os dois últimos espetáculos de “Verão CoMvida” são“KADOK” da Companhia Oliveira & Bachtler no dia 31 de agosto e “Casual” no dia 1 de setembro, ambos na Praça. Todos estes espetáculos têm início às 21h30.

 

AnimaAgosto

A iniciativa AnimaAgosto promove animação ao longo de todos os fins de semana de agosto no centro de Vale de Cambra.

O 14.º Festival Municipal de Folclore está marcado para o dia 3 de agosto com início do desfile às 21h30. Entre os participantes estão o grupo “Terras de Arões”, o rancho “Os Azuraras” de Quintela – Mangualde, o grupo de S. Pedro de Castelões e de Terras de Cambra. A “Noite do Infante, a noite mais branca do Vale” realiza-se no dia 9 de agosto, pelas 19h00. Esta pretende “promover e divulgar o comércio local, contando para isso com uma dinamização que é realizada pelos comerciantes ou em parceria com eles”, deu a conhecer o gabinete de comunicação do Município de Vale de Cambra que é responsável pela organização deste evento. O programa AnimaAgosto continua com o espetáculo “Remember The 80´s” pela Sociedade Artística Banda de Vale de Cambra, Banda Rock DAVIDAIRADA e Escola de Bailado do Intercaima, no dia 10 de agosto; o concerto de Andor Vileta no dia 17; Stand Up Comedy com Francisco Menezes no dia 24; e termina com a Noite de Fados com Francisco Moreira (voz), André Teixeira (viola), João Martins (Guitarra Portuguesa) e Filipe Teixeira (Contrabaixo) no dia 31. Todos estes espetáculos estão marcados para as 22h00. A entrada é livre.

 

Cinema ao ar livre

A Câmara Municipal de Arouca promove três sessões de cinema ao ar livre durante o mês de agosto.

A primeira sessão de cinema exibe “Bumblebee” no dia 4 de agosto no Largo de Cabeçais na freguesia de Fermedo.

“A vida secreta dos bichos 2” é o filme apresentado na segunda sessão marcada para o dia 18 de agosto no Monte da Senhora da Mó. A terceira e a última sessão de cinema ao ar livre apresentam “Toy Story 4” no dia 25 de agosto na Praça Brandão de Vasconcelos. As três sessões têm início marcado para as 21h30 e o acesso é gratuito.

Esta iniciativa de cinema ao ar livre é uma organização da Câmara Municipal de Arouca em parceria com a Junta de Freguesia de Fermedo e a Associação de Melhoramentos do Monte da Senhora da Mó.

 

Festival Oito24

O Festival Oito24 regressa de 8 a 18 de agosto às ruas da cidade de Espinho.

O programa de espetáculos apresenta Diabo na Cruz no dia 10 de agosto, Raquel Tavares a 14, Valete a 16, Mariza a 17, entre muitos outros.

A programação completa pode ser consultada em https://oito24.pt/#programacao.

 

Cinema ao ar livre

O projeto “Artes em Itinerância” do Município de Santa Maria da Feira começou em 2018 e continua este ano com o objetivo a descentralização e difusão da oferta cultural pelo concelho. Para além do cinema, este projeto promove o teatro e a música. O acesso é gratuito. As sessões agendadas são “Bucha & Estica” para o dia 16 de agosto no Parque de S. Pedro em Travanca, “Shazam!” no dia 17 de agosto no Monte das Pedreiras em Fiães, “Seduz-me se és capaz” no dia 18 de agosto no Largo Padre Albano Paiva Alferes em Escapães, “Aladdin” no dia 23 de agosto no Parque da Nossa Senhora da Saúde em S. Paio de Oleiros, “Godzilla II: Rei dos Monstros” a 24 de agosto no Largo da Igreja de Fornos e “As Vigaristas” a 25 de agosto no Porto Carvoeiro em Canedo. Todas as sessões começam às 21h30.

 

Carrilhão Móvel

No âmbito do projeto municipal feirense “Artes em Itinerância”, amúsica do Carrilhão LVSITANVS pode ser escutada ao ar livre no dia 31 de agosto, às 21h30, no Parque do Eleito Local em S. Miguel do Souto, e no dia 1 de setembro, às 19h00, na Igreja Medieval em Rio Meão. “O maior e mais pesado carrilhão itinerante do mundo proporciona aos amantes da música uma nova vaga de fruição cultural”, é “composto por 63 sinos, pesa aproximadamente 12 toneladas e está apoiado sobre um semirreboque porta-contentores”, adiantou o gabinete de comunicação do Município em nota de imprensa, acrescentando que “ao ar livre ou em recintos fechados, sozinho ou juntamente com outros instrumentos ou grupos, o Carrilhão permite executar obras de variados estilos, do erudito ao popular, resultando tanto em audições de música clássica como em ambientes de arraial ou festividades medievais”.

 

Gin and Street

O evento que este ano celebra o tema Hollywood decorrerá nos dias 6 e 7 de setembro, das 19h00 às 3h30, na Praça Luís Ribeiro. O acesso é livre.

“A programação inclui música, artes performativas, animação de rua e, ainda, todo o glamour e fantasia de Hollywood, criando um ambiente cosmopolita e descontraído, marca do que prevê para os fins-de-tarde e noites de Verão em S. João da Madeira”, informou o gabinete de comunicação do Município de S. João da Madeira, responsável pela sua organização, em comunicado enviado ao labor.

 

“Tudo ao Molho e fé em Deus”

DR

A comédia “Tudo ao Molho e fé em Deus” entra em cena no dia 13 de setembro, pelas 22h00, na Casa da Criatividade.

“Depois da ‘Grande Ressaca’, Alberto (Carlos Cunha), abandonado por todos, acabou por viver uma relação com Daisy, um travesti. A relação foi fugaz. Mas intensa. E Alberto é hoje um homem sozinho, amargurado e sobretudo… baralhado, quanto à sua verdadeira orientação sexual”, lê-se na sinopse desta comédia no site da Casa da Criatividade. “Tudo ao molho e fé em Deus” é “uma comédia de portas, de humor abrangente, e com um frenético entra-e-sai (à imagem da ´Grande Ressaca´), que aborda o amor, as relações, as relações sem amor e o amor sem relações… onde fica provado que, em uma hora e meia, o coração das pessoas pode dar uma grande volta…Resta saber se para melhor…”, acrescenta a mesma fonte. Os bilhetes custam entre os oito e os 12,5 euros e podem ser comprados em www.bol.pt, Paços da Cultura, Turismo Industrial, entre outros locais, podendo encontrar mais informações em www.casadacriatividade.com.

 

Anaquim

DR

O concerto dos Anaquim realiza-se no dia 19 de setembro, às 22h00, na Casa da Criatividade, depois de terem lançado o seu quarto álbum de originais no último trimestre de 2018 com entrada direta para o 8.º lugar no top de discos mais vendidos em Portugal. “O Quarto de Anaquim” retrata a banda “num cruzamento. Um cruzamento entre as origens e novos caminhos, por onde passam os bluesman que venderam a alma ao diabo, passam os vagões rumo a Nova Orleães, passam as raízes do country e do jazz e a sua transformação pelos primos europeus. Esse cruzamento, entre o velho e o novo mundo, só podia ocorrer em Portugal, expressar-se nas suas contradições, no seu quotidiano, tanto saudosista como visionário, na dúvida do seu otimismo e no bater do seu relógio. Mais especificamente, esse cruzamento só podia ocorrer no quarto de Anaquim”, adianta a Casa da Criatividade. Os bilhetes custam três euros e podem ser comprados em www.bol.pt, Paços da Cultura, Turismo Industrial, entre outros locais, podendo encontrar mais informações em www.casadacriatividade.com.

 

Salvador Sobral

DR

O concerto de Salvador Sobral está marcado para o dia 27 de setembro, pelas 22h00, na Casa da Criatividade.

Esta é a estreia do primeiro português a vencer a Eurovisão em 2017 em S. João da Madeira. “Salvador Sobral tem sido aclamado pelos mais distintos artistas do mundo inteiro: de Caetano Veloso a Jammie Cullum, muitos têm sido os ecos que se repetem acerca da sua autenticidade e talento enquanto compositor e intérprete”, relembra a Casa da Criatividade.

Os bilhetes custam entre cinco e 11 euros e podem ser comprados em www.bol.pt, Paços da Cultura, Turismo Industrial, entre outros locais, podendo encontrar mais informações em www.casadacriatividade.com.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui