Férias, são precisas e desejadas

0
23

As férias são uma descoberta, provavelmente das melhores que o Homem já conseguiu. É um direito a ter tempo para nós, família e amigos, sem a ditadura das horas e a preocupação com o que se vestir.

Podemos considerá-las uma liberdade plena, apesar de nem sempre desfrutarmos delas integralmente.

Os trabalhadores dos países mais desenvolvidos, em particular os da Europa, são os que usufruem de um período maior de férias. Não é por acaso. Podemos destacar que o número de dias de férias é um meio, um instrumento para avaliar a satisfação das pessoas. As férias permitem a mobilidade dos cidadãos por diferentes realidades, quer sejam no próprio país ou fora dele.

Em férias, as rotinas quotidianas são alteradas, permitindo-nos um enriquecimento sociocultural que não é possível através da Tv ou da Internet. É nesse período do ano que os problemas do dia-a-dia não são tomados como absoluto e o sono é mais tranquilo e retemperador.

O período das férias pode proporcionar momentos de reflexão a nós mesmos e aos que

nos rodeiam, o que poderá conduzir à criação de novas perspetivas e até decisões esperadas isto é, mais assertivas.

Certo que muitas pessoas não conseguem viver as férias, independentemente do sítio ou do local onde estejam, não conseguem desligar e relaxar e mantêm-se constantemente ocupadas. Arranjam desculpas para a sua atitude “ter muito que fazer” . Na realidade, o que não conseguem é estar consigo próprias e muitas vezes a sua baixa auto-estima e as suas reais frustrações são compensadas através desse sentimento anti-férias.

Não é menos certo (outra realidade) que o fator dificuldades económicas não ajuda a desfrutar das férias desejadas e merecidas, mas a solução passa por não criarmos grande ilusões e tirar o melhor possível das que podemos ter. As férias devem fazer-nos sentir bem, mas temos de estar disponíveis para tal.

As férias são momentos de partilha, convívio em que o tempo não se contabiliza e só o sol com a sua vitamina D nos importa.

Caro leitor, seja feliz. Goze bem as suas férias.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui