Depois de o Município de S. João da Madeira ter aprovado unanimemente a atribuição, a título gratuito, do passe mensal para os Transportes Urbanos de S. João da Madeira (TUS) aos estudantes inscritos em todos os estabelecimentos de ensino da cidade, 1.137 passes foram emitidos desde agosto do ano passado até então.

Uma vez que os validadores dos passes gratuitos apenas começaram a funcionar a partir de maio, o Município adiantou os dados relativos a esse respetivo mês.

Então, “no mês de maio, utilizaram o TUS 214 detentores do passe escolar (estudantes) que fizeram 2738 viagens”, adiantou o gabinete de comunicação camarário ao labor.

Esta medida visa “fomentar o uso do transporte coletivo como meio mais sustentável e adequado nas deslocações do dia-a-dia dentro da cidade, bem como oferecer melhores condições de aprendizagem aos alunos e apoiar os agregados familiares, servindo como complemento ao apoio à educação que é uma das prioridades desta câmara municipal”, lê-se no documento levado a uma reunião de câmara.

Esta medida surge depois de o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de S. João da Madeira ter sido aprovado e financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Um plano que define uma estratégia para o Município sanjoanense que assenta em três objetivos: promover a mobilidade urbana sustentável; estimular a regeneração urbana; e atender e integrar as comunidades desfavorecidas.

Nesse sentido, S. João da Madeira traçou um conjunto de ações concretas para levar a cabo os objetivos anteriormente mencionados. As ações são a implementação de uma rede de bikesharing, de ciclovias, de uma cidade inclusiva e de uma TUS.

Alunos interessados devem comunicar à escola

Os alunos interessados em ter este passe gratuito para circular na rede TUS devem comunicar essa intenção à sua escola que trata do processo burocrático para a atribuição do cartão gratuito do TUS.

A medida leva a uma perda de receita de cerca de 35 mil euros por parte da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui