O Município teve dois jardins de infância (JI) abertos durante o mês de agosto com o intuito de criar uma alternativa para os encarregados de educação que trabalham ao longo desse mês e não têm onde deixar os seus filhos.

Assim, “S. João da Madeira passou a ter oferta pública da valência de jardim-de-infância em agosto, medida tomada pela Câmara Municipal para dar resposta às famílias que, declarada e comprovadamente, necessitam deste serviço neste mês de interrupção letiva”, declarou Irene Guimarães, vereadora da Educação, ao labor.

O programa “Escola Aberta” começou a 1 de agosto na EB1/JI dos Ribeiros e continuou a partir de 9 de agosto na EB1/JI do Parque, tendo registado “um número de inscrições que superou as 60, divididos pelas diferentes semanas de agosto”, informou Irene Guimarães.

Ao longo do último mês, “as crianças tiveram a possibilidade de participar em diversas atividades a realizar nessas instalações escolares, contando com a colaboração das monitoras que, anualmente, já se encontram a exercer funções nos jardins-de-infância” e “de vários setores da Câmara Municipal, como a Divisão de Ambiente, Divisão de Desporto, Museu da Chapelaria, Museu do Calçado, Centro de Arte Oliva, Biblioteca Municipal, que realizaram diversificadas oficinas” e com “a insubstituível colaboração da PSP, através do programa Escola Segura que, igualmente, realizou uma atividade com as crianças”, acrescentou a vereadora da Educação ao labor.

Após a estreia do “Escola Aberta” durante o mês de agosto, Irene Guimarães considerou que “tratou-se, no fundo, de um programa muito bem conseguido, no qual se alocaram os recursos da cidade ao seu próprio serviço e, essencialmente, ao serviço das nossas crianças”. Este “programa continuará se a necessidade se mantiver por parte das famílias cujos educandos estão matriculados na rede pública de Pré-Escolar”, concluiu a vereadora da Educação.

Escola Aberta em números

1.ª semana: 53 crianças inscritas; 2.ª semana: 53 crianças inscritas na EB1JI/Ribeiros*

3.ª semana: 25 crianças inscritas; 4.ª semana: 15 crianças inscritas; 5.ª semana: 24 crianças inscritas na EB1JI/Parque*

*Muitas das crianças estiveram inscritas em mais do que uma semana

 

Projeto piloto “correu muito bem”

 

A fim de efetuar um balanço da medida implementada, presidente, vice-presidente e vereadora da Educação do Município marcaram presença nas instalações do Jardim-de-Infância do Parque, na última semana deste projeto, que foi lançado este ano.

“Esta oferta educativa foi desenvolvida com recursos já existentes, nomeadamente a equipa de colaboradores e técnicos e, ainda, os vários setores da Câmara Municipal, concretamente Biblioteca, Centro de Arte Oliva, Museus, Divisão de Planeamento, Ordenamento e Ambiente, entre outros, os quais se envolveram de forma fantástica, nesta experiência educativa, sendo que os espaços e materiais utilizados estão afetos à autarquia”, disse a vereadora Irene Guimarães em nota de imprensa enviada pelo Município ao labor.

DR

A responsável pela área da Educação na autarquia sanjoanense destacou igualmente o facto de a “Escola Segura”, da PSP, ter participado neste programa, que contou com a presença do agente “Tonecas” e da técnica municipal responsável pelas ações de sensibilização no âmbito da segurança rodoviária e mobilidade.

Para o presidente Jorge Sequeira, “tratou-se de uma experiência piloto, que correu muito bem, superando as expectativas de adesão. As crianças, encarregados de educação e os funcionários que participaram no ‘Escola Aberta’ deram-nos referências de tal modo positivas que estamos convictos da continuidade desta oferta já no próximo ano.”

As monitoras da Câmara Municipal de S. João da Madeira afetas a este programa desenvolveram diversas atividades lúdicas e criativas com as crianças, nomeadamente, atividades de culinária, expressão plástica, dramática e motora, para além de atividades livres nas salas e no recreio.

Registe-se que as crianças inscritas também tiveram acesso ao serviço de cantina escolar, com ementas elaboradas pela nutricionista do Município.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui