O Município teve dois jardins de infância (JI) abertos durante o mês de agosto com o intuito de criar uma alternativa para os encarregados de educação que trabalham ao longo desse mês e não têm onde deixar os seus filhos.

Assim, “S. João da Madeira passou a ter oferta pública da valência de jardim-de-infância em agosto, medida tomada pela Câmara Municipal para dar resposta às famílias que, declarada e comprovadamente, necessitam deste serviço neste mês de interrupção letiva”, declarou Irene Guimarães, vereadora da Educação, ao labor.

O programa “Escola Aberta” começou a 1 de agosto na EB1/JI dos Ribeiros e continuou a partir de 9 de agosto na EB1/JI do Parque, tendo registado “um número de inscrições que superou as 60, divididos pelas diferentes semanas de agosto”, informou Irene Guimarães.

Ao longo do último mês, “as crianças tiveram a possibilidade de participar em diversas atividades a realizar nessas instalações escolares, contando com a colaboração das monitoras que, anualmente, já se encontram a exercer funções nos jardins-de-infância” e “de vários setores da Câmara Municipal, como a Divisão de Ambiente, Divisão de Desporto, Museu da Chapelaria, Museu do Calçado, Centro de Arte Oliva, Biblioteca Municipal, que realizaram diversificadas oficinas” e com “a insubstituível colaboração da PSP, através do programa Escola Segura que, igualmente, realizou uma atividade com as crianças”, acrescentou a vereadora da Educação ao labor.

Após a estreia do “Escola Aberta” durante o mês de agosto, Irene Guimarães considerou que “tratou-se, no fundo, de um programa muito bem conseguido, no qual se alocaram os recursos da cidade ao seu próprio serviço e, essencialmente, ao serviço das nossas crianças”. Este “programa continuará se a necessidade se mantiver por parte das famílias cujos educandos estão matriculados na rede pública de Pré-Escolar”, concluiu a vereadora da Educação.

Escola Aberta em números

1.ª semana: 53 crianças inscritas; 2.ª semana: 53 crianças inscritas na EB1JI/Ribeiros*

3.ª semana: 25 crianças inscritas; 4.ª semana: 15 crianças inscritas; 5.ª semana: 24 crianças inscritas na EB1JI/Parque*

*Muitas das crianças estiveram inscritas em mais do que uma semana

 

Projeto piloto “correu muito bem”

 

A fim de efetuar um balanço da medida implementada, presidente, vice-presidente e vereadora da Educação do Município marcaram presença nas instalações do Jardim-de-Infância do Parque, na última semana deste projeto, que foi lançado este ano.

“Esta oferta educativa foi desenvolvida com recursos já existentes, nomeadamente a equipa de colaboradores e técnicos e, ainda, os vários setores da Câmara Municipal, concretamente Biblioteca, Centro de Arte Oliva, Museus, Divisão de Planeamento, Ordenamento e Ambiente, entre outros, os quais se envolveram de forma fantástica, nesta experiência educativa, sendo que os espaços e materiais utilizados estão afetos à autarquia”, disse a vereadora Irene Guimarães em nota de imprensa enviada pelo Município ao labor.

DR

A responsável pela área da Educação na autarquia sanjoanense destacou igualmente o facto de a “Escola Segura”, da PSP, ter participado neste programa, que contou com a presença do agente “Tonecas” e da técnica municipal responsável pelas ações de sensibilização no âmbito da segurança rodoviária e mobilidade.

Para o presidente Jorge Sequeira, “tratou-se de uma experiência piloto, que correu muito bem, superando as expectativas de adesão. As crianças, encarregados de educação e os funcionários que participaram no ‘Escola Aberta’ deram-nos referências de tal modo positivas que estamos convictos da continuidade desta oferta já no próximo ano.”

As monitoras da Câmara Municipal de S. João da Madeira afetas a este programa desenvolveram diversas atividades lúdicas e criativas com as crianças, nomeadamente, atividades de culinária, expressão plástica, dramática e motora, para além de atividades livres nas salas e no recreio.

Registe-se que as crianças inscritas também tiveram acesso ao serviço de cantina escolar, com ementas elaboradas pela nutricionista do Município.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here