No próximo ano letivo, Município volta a “premiar” mérito de alunos com uma viagem ao estrangeiro. Desde 2018 foram já 18 os estudantes contemplados 

Ainda não está decidido qual é o próximo destino, mas o “Programa F.O.R.A. (Fomentar Outras Realidades de Aprendizagem), Erasmus Municipal”, que tem como “principal objetivo reconhecer e premiar o mérito, o esforço e a dedicação dos alunos”, é “para continuar” neste ano letivo prestes a iniciar-se.

A garantia foi dada ao labor pela autarquia. Em declarações exclusivas ao nosso jornal, o Município assegurou que vai continuar a “trabalhar para que novos alunos mereçam este reconhecimento e o destino da viagem de estudo lhes seja útil e memorável”.

Duas primeiras edições com balanço “extremamente positivo”

Para trás, ficam duas viagens de estudo – a primeira a Bruxelas, onde os estudantes visitaram o Parlamento Europeu, e a segunda a Itália, concretamente a Roma e ao Vaticano – cujo balanço “é extremamente positivo”. Isto, não só “pela opinião recolhida dos alunos participantes”, como adiantou a câmara municipal (CM), dando nota, inclusive, que “o programa organizado pela câmara municipal permitiu que os alunos fossem recebidos na Embaixada de Portugal junto da Santa Sé e na Residência Oficial da Embaixada de Portugal em Roma, [aliás] momentos únicos e singulares”. Mas também “pelo acolhimento que os jovens sanjoanenses tiveram e pelas informações que lhes foram transmitidas”, acrescentou a CM, destacando, em relação à segunda edição do F.O.R.A., as visitas ao Instituto de Santo António dos Portugueses e aos monumentos emblemáticos da capital italiana como o Coliseu, edifícios do Vaticano e o Fórum Romano.

F.O.R.A. já “premiou” 18 alunos

O F.O.R.A. foi lançado em 2018 pela edilidade de S. João da Madeira, com base no programa Erasmus, de promoção da mobilidade na União Europeia. Precisamente nesse âmbito, a CM passou a proporcionar a alunos dos quatro estabelecimentos do ensino secundário da cidade a possibilidade de conhecerem realidades de outros países.

Até ao momento, houve já duas edições e foram 18 os estudantes contemplados, 12 dos quais só nesta última viagem que decorreu em julho passado.

Ainda sobre a deslocação a Itália, importa salientar que Jorge Sequeira também fez parte da comitiva sanjoanense. A propósito, conforme refere nota de imprensa enviada ao labor, o autarca assinalou, na altura, “o empenho e a disponibilidade” com que foram recebidos, tal como aconteceu na visita à Igreja e ao Instituto de Santo António dos Portugueses, onde os participantes no F.O.R.A. foram guiados por um ilustre colaborador português do instituto, Francisco de Almeida Dias, cuja ligação a Roma tem muito a ver com o facto de ter sido bolseiro na capital italiana no âmbito do programa europeu Erasmus.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui