Nos hospitais de S. João da Madeira e de Oliveira de Azeméis 

 

É intuito da Comissão de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno – CPPAAM, grupo de trabalho nomeado em 2018 pelo Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), criar e implementar uma linha de apoio à amamentação no CHEDV, assim como novos cantinhos de amamentação nas unidades hospitalares de S. João da Madeira e de Oliveira de Azeméis.

Por ocasião da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que se assinala anualmente de 1 a 7 de agosto, o CHEDV não só quis dar nota do trabalho que está a ser levado a cabo pela CPPAAM, que tem como principal missão desenvolver as condições necessárias à “promoção do aleitamento materno” na instituição, mas também sensibilizar e enfatizar a importância do envolvimento de todos os familiares próximos e não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até aos dois anos de idade. Isto, indo ao encontro do slogan deste ano da Semana Mundial de Aleitamento Materno: “Empoderar Mães e Pais, Favorecer a Amamentação”.

Em comunicado enviado ao laborpelo CHEDV, Dulce Brito, da CPPAAM, defende que “a família e a própria sociedade têm um papel fulcral na amamentação, contribuindo para o sucesso, evitando o desmame precoce. Informar, incentivar e apoiar a mãe e o pai devem ser prioridades enraizadas na família e nas unidades de saúde”.

Um ano de atividades da CPPAAM

Desde a sua constituição, a CPPAAM tem desenvolvido várias atividades, entre as quais a criação de uma política de promoção e apoio ao aleitamento materno, com a elaboração de um Manual de Apoio ao Aleitamento Materno e de normas, instruções de trabalho e procedimentos sobre alimentação infantil e a reestruturação dos “cantinhos de amamentação” existentes no serviço de Pediatria e Obstetrícia, do Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, para que as mães tenham mais conforto neste momento de cumplicidade.

Está ainda a realizar vários cursos de formação de “aconselhamento ao aleitamento materno, em parceria com os profissionais de saúde dos cuidados de saúde primários (médicos e enfermeiros)”.

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui