Frente ao HC Liceo, encontro que serviu para a apresentação oficial do plantel alvinegro e do novo equipamento, a Sanjoanense deixou, com pouco mais de uma semana de trabalho, bons indicadores para a nova época desportiva. Com a equipa de regresso ao escalão principal do hóquei em patins, a estrutura não sofreu grandes alterações, com o clube a assegurar a continuidade de oito jogadores, com o guardião Marco Lopes a manter a braçadeira de capitão. Xavier Cardoso, João Cruz, Tiago Almeida, Pedro Cerqueira, José Almeida, Pedro Rego e o inglês Alexander Mount foram os restantes elementos que renovaram com a Sanjoanense, que reforçou a equipa com três atletas. O guarda-redes Tiago Freitas e o avançado Facundo Navarro chegam ao clube alvinegro por empréstimo do Sporting CP, enquanto João Lima regressou à Sanjoanense, clube de onde saiu aos 12 anos para representar o FC Porto.
No que diz respeito ao quadro técnico não se registam alteração, com o comando do plantel a manter-se sob a alçada de Vítor Pereira, que continuará a contar com o apoio de Franklin Silva, como adjunto, e José Nabuco, como preparador físico.
No domingo os alvinegros realizaram o primeiro encontro da pré-época, cedendo frente aos espanhóis do HC Liceo (ver texto ao lado), mas a equipa tem ainda uma série de jogos de preparação agendados, sendo o próximo já no sábado, frente ao Sporting CP, com a participação no Troféu Stromp.
Já o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão arranca a 12 de outubro com a Sanjoanense a defrontar, logo na jornada inaugural, um dos candidatos ao título com uma deslocação a Lisboa para medir forças com o SL Benfica. O primeiro encontro em casa dos alvinegros realiza-se na semana seguinte com a receção ao HC Turquel. O arranque da segunda volta está agendado para 25 de janeiro, sendo a última jornada da competição disputada a 23 de maio, com a Sanjoanense a deslocar-se ao recinto do HC Braga.