E no sábado o hip hop é “rei e senhor” 

Já arrancou ontem, quarta-feira, mais uma Semana da Juventude de S. João da Madeira. Uma coorganização da Associação de Jovens Ecos Urbanos e da câmara municipal a decorrer até ao próximo dia 21, tendo a Praça Luís Ribeiro como palco principal, e que este ano conta com o projeto HUB Station como grande novidade.

Levadas a cabo sob o mote “O mundo de todos na sua diversidade”, todas as atividades são gratuitas e vão acontecer até sábado, conectadas com o HUB Station, fruto de uma colaboração entre a Associação Internacional Improvise and Organize e a Ecos Urbanos.

Trata-se, conforme o labor já noticiou na edição anterior, de um projeto de arte efémera que consiste na construção de cinco estruturas de médio porte que serão parcialmente habitadas por artistas e público em simultâneo, promovendo interação entre arte, público e cidade. “A ideia é refletir sobre as dinâmicas urbanas de transformação, pela implementação de estruturas habitáveis, no território central da cidade, focando na permanência temporal dos públicos”, como refere nota de imprensa recebida pelo nosso jornal.

Depois dos dois espetáculos de abertura que resultaram de residências artísticas envolvendo jovens sanjoanenses – “Hight Clouds”, uma performance de dança aérea da autoria da artista Paulina Almeida, e “22’’ à Hora”, outra performance, mas de Patrícia Lestre – hoje é dia de workshops, oficinas, aulas abertas (tal como amanhã e no sábado) e ainda há cinema.

Cinema ao ar livre esta quinta-feira

Também no âmbito da 21.ª edição da Semana da Juventude, esta quinta-feira é dedicada ao cinema ao ar livre, contando, a partir das 21h30, com a estreia do Labirinto do Tempo, documentário acerca do projeto comunitário Fundição de Memórias 2, que a Associação Ecos Urbanos desenvolveu para o último Hat Weekend Festival, da autoria de Vanessa Fernandes e de Francisco Barros. Segue-se, às 22h00, a comédia insólita “Diamantino” sobre “um jogador da bola que faz lembrar alguém”, que é uma proposta do Cine S. João. E, por último, às 23h00, é exibida “A Ver o Mar”, de Ana Oliveira e André Puertas, uma curta sobre o silêncio, o mar como pano de fundo, o mar como lugar de afetos.

Sexta-feira há festa a dobrar

Já na sexta-feira, a partir das 20h00, há festa a dobrar. A Associação de Jovens Ecos Urbanos celebra o seu 22.º aniversário com um arraial, apoiado pela junta de freguesia, estando todos convidados, desde já, “a rumarem à Praça logo a seguir ao trabalho ou à escola”. Até porque “quantos mais melhor”, como disse a presidente da direção Rita Pereira aonosso semanário.

Mas desenganem-se aqueles que pensam que vão encontrar um tradicional arraial de aldeia. Repescando uma iniciativa que “já fizemos há uns anos” – aliás, o último até foi na Oliva -, vai ser um arraial “fora da caixa”, digamos assim, com comida, bebida, uma exibição do grupo Shaolin Si (20h00) e “música com novas roupagens” interpretada por jovens.

“Ambos os concertos vão ser momentos altos”, afirmou Rita Pereira referindo-se tanto ao de “Danças do Mundo” com Eduardo Carvalho (21h30) como ao de Patrícia Lestre (22h00). E a propósito deste último, acrescentou que, acompanhada por convidados surpresa, “Patrícia Lestre vai trazer a palco performances artísticas que “há muito temo não se viam” por estas bandas. Nota ainda para as atuações da dupla Von X e Daniela Castro e do Dj Set (23h30).

Mais informações em www.ecosurbanos.pte/ou www.cm-sjm.pt, bem como nas páginas do Facebook das duas entidades organizadoras (FB/ecosurbanos e FB/sjsjm).

 

Concerto de Yuzi passa para a Sala dos Fornos  

DR

Tanto o concerto do rapper Yuzi, marcado inicialmente para as 23h00 na Praça Luís Ribeiro como a restante programação da noite de sábado passam para a Sala dos Fornos, na Oliva Creative Factory. Devido à previsão de chuva, a Associação de Jovens Ecos Urbanos e o Município de S. João da Madeira acharam por bem alterar o local.

Assim, além de Yuzi, que é cabeça de cartaz, atuam na Sala dos Fornos o HipHop do CDC (21h30) e Dj Set (às 22h00 e às 0h00).

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui