Nesta primeira fase a todas as crianças e jovens das escolas. Numa segunda aos professores e aos funcionários

No primeiro dia de aulas deste ano letivo, as crianças e os jovens de todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados sanjoanenses receberam uma garrafa de água reutilizável.

As primeiras garrafas foram entregues pelo presidente da câmara, Jorge Sequeira, acompanhado de José Nuno Vieira, vice-presidente, Irene Guimarães, vereadora da Educação, Joaquim Milheiro, diretor do Departamento de Planeamento, Ordenamento e Ambiente, e de Vera Neves, Técnica de Ambiente, durante a tarde de segunda-feira, dia 16 de setembro, no Jardim-de-Infância de Carquejido, nas antigas instalações da Escola Secundária João da Silva Correia, onde os alunos da escola de Fundo de Vila estão a ter aulas devido às obras previstas para a sua escola, e na Escola Secundária Oliveira Júnior. Ao longo da entrega das garrafas nestes três estabelecimentos de ensino, as crianças e os jovens demonstraram ser “muito sensíveis” em relação ao ambiente e dotados de uma “consciência ambiental”, admitiu Jorge Sequeira aos jornalistas.

DF

Nesta primeira fase as garrafas de água reutilizáveis foram entregues a todas as crianças e jovens das escolas. Numa segunda está prevista a sua entrega aos professores e aos funcionários escolares e aos funcionários camarários, confirmou Vera Neves, durante a entrega das garrafas aos alunos da Oliveira Júnior, à comunicação social.

Ao todo, vão ser distribuídas sete mil garrafas de água reutilizáveis pelos alunos das escolas sanjoanenses que podem ser enchidas junto dos dispensadores de água instalados pelo Município nas escolas, mas não só.

Alguns dos 24 dispensadores de água, que estão previstos serem instalados, podem ser encontrados no Pavilhão das Travessas, no Pavilhão Paulo Pinto, no armazém municipal e nos viveiros. “Esse número ficará completo com a instalação, em breve, na câmara municipal, Oliva Creative Factory e Torre da Oliva”, adiantou o Município ao labor.

“O caminho certo que deve de ser e vai continuar a ser trilhado” 

Este ato está inserido numa “grande ação de sensibilização ambiental que a câmara municipal tem vindo a desenvolver”, disse Jorge Sequeira aos jornalistas, relembrando outras medidas como a entrega de um ecoponto com quatro contentores para a separação do papel/cartão, vidro, plástico e indiferenciados a 1.600 moradias e a substituição da iluminação pública por led´s.

A entrega das garrafas de águas reutilizáveis é a mais recente medida inserida na “campanha ambiental” levada a cabo pelo Município e pretende cumprir dois objetivos. São eles “potenciar o consumo de água, dissipando o consumo de refrigerantes” e “evitar o uso de garrafas de plástico de utilização única”, revelou Jorge Sequeira, indicando a ação da câmara que está a transformar os seus eventos em “eco eventos” com a erradicação do uso do plástico por exemplo no Carnaval das Escolas e na Cidade no Jardim.

Para o autarca este é “o caminho certo que deve de ser e vai continuar a ser trilhado”. “O mundo está em emergência ambiental” e é dever do Governo e dos poderes locais “fazerem tudo o que é possível para combater a problemática ambiental” ou não fosse, neste momento, o nosso planeta, “um planeta a prazo”, concluiu Jorge Sequeira.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui