A Casa da Eira, no Parque Urbano do Rio Ul, acolhe, no próximo sábado, 28 de setembro, às 19h00, uma desfolhada à moda antiga, aberta ao público em geral, com música, convívio e algumas iguarias tradicionais. A organização é da câmara que, através de nota informativa enviada ao labor, convida a população em geral a tomar parte desta iniciativa.

Este será – segundo o comunicado camarário – um momento que pretende evocar a tradição festiva que se vivia em S. João da Madeira em torno das colheitas do milho, contando com a animação musical do Grupo Folclórico de Cidacos e ainda uma exposição, também na Casa da Eira, que dará a conhecer às gerações mais novas alfaias agrícolas de outros tempos.

Visitas guiadas no sábado e no domingo

Também para o mesmo dia, mas às 15h00, está agendada uma nova visita guiada interpretativa, durante a qual os participantes terão a oportunidade de descobrir mais, precisamente, sobre o milho, conhecendo histórias e curiosidades deste alimento, junto dos espaços da Casa da Eira, do Moinho e da Casa do Forno

Já no domingo de manhã há a possibilidade de participar numa outra visita guiada, a decorrer a partir das 10h00, dedicada ao tema das espécies invasoras, que têm vindo a aumentar de ano para ano em Portugal, com implicações sobre a biodiversidade, o equilíbrio ecológico e as atividades económicas.

Os interessados em participar devem efetuar a sua inscrição, que é gratuita, através do link goo.gl/cqnz9h. Estas visitas são uma iniciativa do Município, promovida no âmbito do projeto “Conservação e Dinamização do Parque do Rio Ul – Promoção do Parque”, cofinanciado no âmbito do Norte 2020.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...