Foi dado, no passado dia 24 de setembro, o arranque da Semana da Ética no Desporto, evento promovido pela autarquia sanjoanense e que decorre na cidade pelo segundo ano consecutivo. Numa cerimónia que teve como palco os Paços da Cultura, o coordenador nacional do Plano Nacional para a Ética no Desporto (PNED), entregou ao município sanjoanense a Bandeira da Ética, um reconhecimento pelo trabalho que S. João da Madeira “tem feito em prol da ética”. “A bandeira é esse reconhecimento, mas é também um desafio para manter o padrão que tem tido até agora”, sublinhou José Lima, enaltecendo a campanha promovida pela autarquia sanjoanense “Respeite o seu filho”. Há bons exemplos e boas práticas que devem ser replicadas e este é um deles”, sublinhou o representante do PNED.

Para Jorge Sequeira, presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, a iniciativa visa “renovar o compromisso com a ética desportiva”, trabalho que a autarquia tem realizado com o programa “Respeite o seu filho”, lançado em 2018 pelo município sanjoanense e que tem como objetivo promover os diversos valores associados ao desporto e que é dirigido, em especial, ao público dos jogos das camadas jovens. “Não esperamos mudar o mundo, mas achamos que devemos dar um contributo. Este passo é o nosso contributo e está direcionado a um segmento do problema da ética desportiva”, explicou o autarca, frisando que o município focou-se “num aspeto do problema”, o comportamento das pessoas que assistem aos jogos, nomeadamente os pais. “Este é o contributo que S. João da Madeira dá para tentar resolver este problema e mitigar a sua extensão, visibilidade e continuidade”, acrescentou Jorge Sequeira, que considera que o desporto é uma excelente forma para “tratar das questões éticas e tentar restaurar os valores básicos de uma civilização decente”.

Numa iniciativa onde marcaram presença, treinadores e dirigentes de diversas coletividades de S. João da Madeira, o autarqua sublinhou ainda que o programa “Respeite o seu filho” tem servido de exemplo para outros municípios e instituições e destacou a importância da parceria estabelecida com os clubes da cidade, com os quais foi celebrado um “compromisso para a ética”, para a formação dos jovens.

Cartão branco e ética na AFA

Numa cerimónia onde o tema era a ética desportiva, Ricardo Jorge, um dos dirigentes da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), esteve presente para abordar o “cartão branco”, uma medida do PNED que visa enaltecer condutas eticamente corretas praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público ou outros agentes e que a AFA, ao contrário das suas congéneres, decidiu implementar em todas as competições sob a sua alçada, independentemente do escalão. “Entendemos que a ética deve ser promovida em toda a atividade desportiva, pelo que fomos pioneiros em aplicar o cartão branco em todas as provas oficiais que realizamos, dos mais jovens aos mais velhos”, sublinhou o dirigente, salientando que há muitas formas de promover o fair-play que não passam só pelos jogadores e treinadores.

Integrada também na programação da Semana da Ética no Desporto, a Torre da Oliva acolheu ontem uma reunião do Conselho Municipal da Atividade Física e do Desporto, durante a qual foi apresentado do programa “Respeite o seu filho”. Entretanto, hoje, os Paços da Cultura recebem mais um evento inserido nesta iniciativa com a realização de uma conferência dirigida em especial a encarregados da educação e dirigentes, intitulada “Como ajudar o meu filho a ser mais feliz”, e que tem como oradores Bruno Seco e Fernando Santos, ambos treinadores mentais do projeto “Muda o teu jogo”, sendo que o primeiro é também selecionador nacional de Futebol de Rua.

Nos dias 28 e 29 de setembro a Semana da Ética no desporto prossegue nas instalações desportivas municipais, com ações do programa “Respeite o Seu Filho”, estando ainda previstos, ao longo da semana, nos mesmos espaços, outros momentos de sensibilização dirigidos a atletas dos diversos escalões de formação.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui