A Torre da Oliva acolheu, no passado dia 25 de setembro, a mais recente reunião do Conselho Municipal da Atividade Física e do Desporto de S. João da Madeira, sessão durante a qual foi apresentado o Programa “Respeite o Seu Filho”, iniciativa do município sanjoanense considerada a medida desportiva do ano no âmbito dos Município Amigos do Desporto.

E foi o exemplo da Associação Física e Desportiva de Torres Vedras, a primeira coletividade distinguida com a Bandeira atribuída pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, no âmbito do Plano Nacional da Ética no Desporto (PNED), distinção entregue a 24 de setembro ao município sanjoanense, que esteve no centro das atenções desta reunião.

Inserida na Semana da Ética no Desporto, promovida pelo município sanjoanense, a sessão do passado dia 25 de setembro registou a participação especial de Augusto Aniceto, dirigente daquela coletividade de Torres Vedras, onde tem vindo a ser desenvolvido um programa que visa a transmissão de valores aos atletas, com a realização de diversas atividades nesse sentido, como a atribuição de cartões vermelhos a espetadores de provas desportivas que manifestem comportamentos eticamente reprováveis.

O desporto deve estar “sempre ao lado das causas nobres”, frisou Augusto Aniceto, opinião partilhada também por Rosário Gestosa, vereadora responsável pela área do Desporto e Juventude na autarquia de S. João da Madeira, que sublinha que “sem ética, o desenvolvimento desportivo estará sempre comprometido”.

Foi com essa preocupação que em 2018 a autarquia sanjoanense lançou o programa “Respeite o seu filho”, dirigido ao público dos jogos das camadas jovens, em particular aos pais dos atletas, que visa promover os diversos valores associados ao desporto em articulação com as diferentes dimensões, sectores e agentes educativos. Uma iniciativa inovadora e que, segundo Rosário Gestosa, tem inspirado outras localidades. “Outros municípios já nos contactaram para replicarem o que estamos a fazer nesta área”, revelou a vereadora, destacando o “forte associativismo” de S. João da Madeira e o papel dos dirigentes e técnicos das coletividades sanjoanenses, muitos deles presentes na sessão, onde comprovaram, através das suas intervenções, a atenção que dão ao tema da ética, por um desporto com maior “fair play”, no seio do qual os jovens possam, dentro de campo, “crescer com valores”, incentivados por bons exemplos de desportivismo vindos das bancadas.

Já no dia 26 de setembro, também inserida na Semana da Ética no Desporto, realizou-se nos Paços da Cultura uma conferência intitulada “Como ajudar o meu filho a ser mais feliz”, dirigida em especial aos encarregados da educação e dirigentes e que teve como oradores Bruno Seco e Fernando Santos, ambos treinadores mentais do projeto “Muda o teu jogo”, sendo que o primeiro é também selecionador nacional de Futebol de Rua.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui