Aveiro tem 20 candidaturas à Assembleia da República

Legislativas 2019

0
231

Mais quatro do que nas últimas eleições de 2015

Os 645.650 eleitores recenseados no distrito de Aveiro vão poder votar em 20 listas concorrentes à Assembleia da República.

Dos 320 candidatos inscritos nas listas, 16 em cada uma delas sem contar com os suplentes, podem ser eleitos 16 deputados pelo distrito de Aveiro, juntando-se aos 214 eleitos nos restantes círculos, perfazendo assim 230 deputados.

De acordo com a ordem do boletim de voto do distrito aveirense, as candidaturas em que o eleitor pode votar são as seguintes: Bloco de Esquerda (BE), Aliança (A), Partido Trabalhista Português (PTP), LIVRE (L), Partido Nacional Renovador (PNR), Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Partido Socialista (PS), Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP), CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV), Juntos pelo Povo (JPP); Nós, Cidadãos! (NC); Partido Popular Monárquico (PPM), Reagir Incluir Reciclar (R.I.R.), Partido Social Democrata (PPD/PSD), CHEGA (CH), CDS – Partido Popular (CDS-PP), Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP), Partido da Terra (MPT), Partido Democrático Republicano (PDR) e Iniciativa Liberal (IL).

O Partido Cidadania e Democracia Cristã (PPV/CDC), o Portugal à Frente (PàF) da coligação PSD/CDS-PP e o Agir – PTP/MAS concorriam no distrito de Aveiro nas eleições legislativas de 2015, mas houve mudanças em 2019.

O PPV/CDC não concorre em nenhum círculo eleitoral nestas eleições e as coligações PàF e Agir acabaram, levando a que, no primeiro caso, PSD e CDS-PP concorram em separado e, no segundo caso, o PTP e o Movimento Alternativa Socialista (MAS) também concorram em separado.

Em comparação com as últimas eleições legislativas, em que foram registadas 16 listas pelo círculo de Aveiro, acrescem mais quatro em 2019. São elas referentes ao Aliança, ao CHEGA, à Iniciativa Liberal e ao Reagir Incluir e Reciclar.

A título de curiosidade, as listas dos outros círculos eleitorais variam entre as 16 e as 21 candidaturas. No caso da lista de Aveiro, apenas o MAS não concorreu ao distrito.

Seis sanjoanenses nas listas

Tal como o labor avançou em edições anteriores, cinco sanjoanenses integram quatro listas concorrentes às eleições legislativas marcadas para este domingo, dia 6 de outubro, em todo o país. Um número que passa para seis depois de termos conhecimento da existência de mais um sanjoanense na corrida a estas eleições.

Desses seis, três deles concorrem como cabeças de lista do distrito de Aveiro pelo seu partido. É o caso de Pedro Nuno Santos pelo PS, Moisés Ferreira pelo BE e João Almeida pelo CDS-PP. Já André Neves concorre em quinto lugar pelo PSD, Manuel Londreira em oitavo lugar pelo “Nós, Cidadãos!” e Fátima Guimarães em nono lugar pela CDU.

 

Candidatos sanjoanenses nas listas pelo distrito de Aveiro 

Pedro Nuno Santos

DR

1.º

PS

 

Moisés Ferreira

DR

1.º

BE

 

João Almeida

DR

1.º

CDS-PP

 

André Neves

DR

5.º

PSD

 

Manuel Londreira

DR

8.º

Nós, Cidadãos

 

Fátima Guimarães

DR

9.º

CDU

 

Saiba o seu local de voto

Para quem não sabe o seu local e a sua mesa de voto existem algumas alternativas que o podem ajudar. O eleitor pode escolher entre as seguintes opções: dirigir-se à sua junta de freguesia para que o ajude a saber o local e a sua mesa de voto; ligar para a linha de apoio ao eleitor através do 808 206 206 que tem o custo de uma chamada local; enviar uma mensagem para o 3838 com o texto “RE (espaço) Número de Identificação Civil existente no Bilhete de Identidade ou no Cartão de Cidadão (espaço) Data de Nascimento no formato AAAAMMDD (ano, mês e dia)” que ficará como o seguinte exemplo: RE 12345678 19750910; instalar a app ou consultar o Portal do Recenseamento em www.recenseamento.mai.gov.pt.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui