Uma desfolhada à moda antiga realizou-se ao final da tarde do dia 28 de setembro, sábado passado, na Casa da Eira do Parque Urbano do Rio Ul.

A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de S. João da Madeira contou com a música tradicional do Grupo Folclórico de Cidacos e com a participação dos sanjoanenses.

A recriação da desfolhada permitiu “reviver uma tradição antiga que em S. João da Madeira está associada, em particular, ao Rio Ul e à sua envolvente”, afirmou o vice-presidente José Nuno Vieira.

“Que tenhamos conhecimento, à exceção de atividades dirigidas às escolas, já não se realizava uma desfolhada neste espaço há muitos anos, pelo que esta é uma forma de despertar memórias nos mais velhos e de promover o conhecimento do nosso património junto dos mais novos”, considerou José Nuno Vieira, admitindo ter sido “especialmente gratificante constatar o envolvimento e a participação ativa nestes momentos por parte de muitos sanjoanenses de diferentes gerações”.

A desfolhada à moda antiga assinalou também “a estreia da renovada Casa da Eira do Parque do Rio Ul como local de dinamização deste espaço verde municipal, em que o ambiente se cruza com o património e as tradições de S. João da Madeira”, indicou o vice-presidente.

Para além da “diversificada fauna e flora, também o ciclo do pão passará a ser um fator de atração a este parque, tendo como polos de dinamização de atividades os espaços que aí foram recentemente requalificados e que ficarão, dentro em breve, disponíveis para visitas”, destacou José Nuno Vieira, referindo-se ao Moinho de Água e à Casa do Forno que foram “igualmente objeto de obras para poderem vir a funcionar e a abrir ao público”.

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui