Através da visão dos alunos das escolas sanjoanenses

 

A atividade “Celebrar a nossa História” dá o mote à celebração do 93.º aniversário de criação do Município de S. João da Madeira que é assinalado amanhã, dia 11 de outubro, um pouco por toda a cidade.

Esse é um projeto desenvolvido pelas escolas sanjoanenses, na sequência do desafio lançado pela Assembleia Municipal em articulação com a câmara de S. João da Madeira.

O objetivo desta participação dos alunos nas comemorações do feriado municipal é “o de promover o seu envolvimento na vida da cidade, fomentando, neste caso concreto, o interesse das novas gerações pela descoberta da história da sua terra”, afirma o Município em comunicado enviado pelo seu gabinete de comunicação.

O momento de “Celebrar a História” está marcado para as 11h10 no átrio do Fórum Municipal, onde estão previstas uma atuação musical e a construção do mapa das indústrias sanjoanenses, seguidas da inauguração e da visita à exposição “Artes e Ofícios” do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, “Emigração” do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior, “História” do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia e “Indústria” do Centro de Educação Integral.

O programa das comemorações começa momentos antes com a missa em memória dos autarcas e funcionários falecidos às 9h30 na Igreja Matriz, a romagem aos cemitérios para deposição de coroas de flores nas sepulturas dos autarcas sanjoanenses falecidos às 10h15 e com o hastear das bandeiras, com presença dos Bombeiros Voluntários, às 11h00 em frente ao Fórum Municipal.

Depois da atividade “Celebrar a nossa História”, acontece a tradicional sessão solene pelas 11h40 no salão nobre. Um momento que ficará marcado pelos discursos institucionais, a entrega do Prémio Literário João da Silva Correia e menções honrosas e a atribuição da Medalha de Mérito Municipal em Ouro à Tuna dos Voluntários de S. João da Madeira.

A terminar amanhã, pelas 12h30, volta-se a celebrar a história do município, tendo por palco o tanque público do Rio do Pedaço, localizado entre os edifícios do Fórum Municipal e do Tribunal da cidade, onde vai decorrer a reconstituição de época “As lavadeiras” pelo Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior.

Novas exposições nos Museus

O programa da tarde inclui a inauguração de novas exposições nos museus da cidade, encerrando a temporada de programação deste ano dedicada ao tema “Criar Entre Mundos. Da Cabeça aos Pés”. Abre ao público “Marianne Jongkind. 55 anos de alta costura”, às 15h30, no Museu da Chapelaria. E uma hora depois, é a vez de ser inaugurada “Costa Magarakis. (Im)possibilidades Fantásticas” no Museu do Calçado. Relacionado com estas exposições está a mesa redonda com Costa Magarakis e Marianne Jongkind que se realiza hoje, pelas 21h00, no Museu da Chapelaria. A seguir a esta iniciativa está previsto o concerto da Orquestra Ligeira do Exército uma hora depois na Casa da Criatividade. Ambos os momentos com entrada gratuita.

De volta ao Dia do Município, 11 de outubro, que culmina nos Paços da Cultura, às 18h30 e às 21h30, com novos momentos de celebração da história do concelho, através da exibição do filme “A Freima” e da representação da peça de teatro “Histórias de Memórias” pelo Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.

 

Comemorações continuam dia 12

15h00 Inauguração do Moinho e da Casa do Forno

22h00 Concerto de Sérgio Godinho

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui